Casos de dengue em 2011 cairam 93,06% em Campo Maior

Casos de dengue em 2011 cairam 93,06% em Campo Maior

Gercina | Ascom

Campo Maior e outros 511 municípios, de 19 Estados brasileiros, já estão autorizados a receber recursos adicionais para investir na prevenção da dengue ? doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os municípios foram selecionados para receber o adicional de 20% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção à Saúde, que irão partilhar R$ 52 milhões. Campo Maior, por ter se destacado no combate a epidemia em 2011, vai receber R$ 38 mil a mais.

Os recursos foram autorizados pelas Portarias 2.929/2011 e 2.987/2011 publicadas no Diário Oficial da União nos dias 12 e 15 de dezembro. A secretária de Saúde, Gercina Borges, disse que os recursos para Campo Maior já foram autorizados, uma vez que foi apresentado o plano de qualificação das ações de prevenção e controle da dengue.

?Nós iremos aplicar esse dinheiro em campanhas de prevenção e qualificação de ações de combate à Dengue. Para nós foi uma recompensa do Ministério por termos conseguido controlar a doença em nosso município?, ressaltou a secretária.

Os municípios beneficiados com o dinheiro devem cumprir várias metas como, por exemplo, disponibilizar quantitativo adequado de agentes de controle de endemias, garantir cobertura das visitas domiciliares pelos agentes, adotar mecanismos para a melhoria do trabalho de campo e notificar os casos graves suspeitos de dengue, entre outras medidas. ?Nós garantiremos essas metas?, prometeu Gercina.

Em 2011, Campo Maior registrou somente 26 casos de dengue, uma queda de 93,06% em relação ao ano de 2010, onde foram confirmados 375 casos. A secretária disse que será disponibilizado o mesmo empenho para que os números sejam positivos novamente. ?Nossa vontade é que esses números caiam mais ainda e os nossos índices sejam baixíssimos?, comemora a secretária.

Ascom Saúde



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES