Campo Maior será um dos 41 municípios onde serão implantadas Estações Piauí Digital (EPD) O prefeito Paulo Martins e o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Thiago Siqueira, assinaram o convênio para a instalação da EPD no município. Com esse benefício, a cidade vai poder contar com três pontos de acesso grátis de internet.
O diretor da ATI explicou para o prefeito Paulo Martins que Campo Maior faz parte da primeira etapa do processo de interiorização das EPDs. A cidade contar com uma torre retransmissora do sinal de internet via rádio, uma estação digital e ainda três pontos de acesso livre de internet. ?Esses pontos comportam até 1 mil computadores conectados à internet simultaneamente?, explicou o diretor.
Já nas EPDs qualquer pessoa tem acesso e uso livre aos computadores, além de um instrutor para tirar dúvidas. ?Lá elas podem criar e-mail, utilizar serviços do governo e fazer trabalhos. Esta é uma forma de inclusão social. Posteriormente vamos trabalhar cursos. Em 2012 já serão implementados os cursos de planilhas eletrônicas e editores de texto?, assegura Tiago.
A expansão do projeto para o interior do Piauí será feito com o auxílio do Governo Federal através de um convênio com o Ministério das Ciências e Tecnologia. ?Campo Maior será um pólo também nessa área da tecnologia digital?, afirma Paulo Martins.
A implantação das estações faz parte do projeto Piauí Estado Digital, que visa à implantação de uma grande rede de comunicação (dados e acesso a internet) em Teresina e no interior do Estado, com a construção de torres de telecomunicação e a instalação de equipamentos de rádio transmissão, para interligar os principais pontos da administração pública e ainda promover inclusão social.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.