O prefeito Paulo Martins recebeu em audiência a secretária municipal de Meio Ambiente, Conceição Paz, acompanhada do deputado federal Jesus Rodrigues, os catadores de materiais recicláveis e a secretária da Associação Campomaiorense de Coleta Seletiva Juciléia Ibiapina que se reuniram na última sexta-feira (08), para definirem o cronograma das ações para o aproveitamento do lixo da cidade. Todo o material recolhido será reciclado para gerar renda aos catadores.
O gabinete do deputado Jesus Rodrigues juntamente com o gabinete da Prefeitura através da Secretaria do Meio Ambiente montou um calendário. Eles têm uma previsão de que o plano de trabalho da coleta seletiva deverá ser apresentado no dia 18 de abril e a regularização da associação dos catadores está prevista para dentro de 30 dias ser regularizada.
Outra questão discutia foi quanto a participação da sociedade em relação do processo educativo quanto a seleção do lixo, que segundo o deputado federal Jesus Rodrigues é o pioneiro para o Piauí. ?Campo Maior vai ser pioneiro na implantação de um sistema de coleta seletiva, no temos um grupo de famílias que trabalham no lixão fazendo uma catação muito primária, muito elementar, para vender a um preço muito ruim para atravessadores?, disse o parlamentar.
A parcerias com o prefeito, deputado e os ambientalistas é criar através do envolvimento dos catadores, numa coleta seletiva uma maneira que eles possam receber o lixo em melhores condições sem precisar ir para o lixão. Eles recebem o lixo seco, separa plástico, papel, papelão, peti, vidro, metal e procurarermos vender as melhores condições possíveis.
Para começar as atividades os catadores já contam com uma promessa da Fundação Banco do Brasil, de liberar um recurso de R$ 200,00, que está sendo adquirido para a compra de equipamentos iniciais que seria a prensa, a balança e a picotadeira de peti para facilitar na questão dos volumes.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.