Atendendo requerimento do deputado Aluísio Martins (PT), a Assembleia Legislativa do Piauí realizou, nesta quinta-feira 9/6, uma sessão solene para celebrar o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência. A homenagem também aconteceu para lembrar a data de criação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI). Na oportunidade, foi lançado o Estatuto Estadual da Pessoa com Deficiência. O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da lei estadual n° 5.341 de 29/10/03.
Para o deputado Aluísio Martins a data é um marco importante nas conquistas das pessoas com deficiência do estado. Ele disse que o objetivo da homenagem é chamar a atenção da sociedade para os direitos dos portadores de deficiência. Aluísio destacou os avanços no tocante a esses direitos, e destacou que ainda existem pessoas que criam dificuldades para os cadeirantes, até mesmo no atendimento em estabelecimentos comerciais.
Estiveram também presentes na sessão: Rejane Dias, secretária de Educação, Amparo Souza, presidente da Associação das Pessoas com Deficiência, Mauro Eduardo, secretário da CEID, Claude Girão, representando o secretário de Assistência Social, Henrique Rebelo, Thiaga Ribeiro, representando a OAB, Paulo Henrique da Cunha, representando a Associação de Deficientes Visuais de Campo Maior, Vicente Gomes, coordenador estadual da juventude e Amadeu Campos, apresentador de TV.
Alunos assistidos pela ADEVIC e APAI de Campo Maior também marcaram presença na sessão. Eles estavam acompanhados pela ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Conceição Lima e pelo secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Campo Maior, Luís Cadeira.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.