“Seu voto - não venda, não troque, não negocie”

“Seu voto - não venda, não troque, não negocie”

Comprar voto é crime e quem vende não tem direito a lutar por melhorias na cidade | web

O Ministério Público Federal lançou uma campanha nacional contra a venda de voto nas eleições 2012. O material com o tema "Seu voto - não venda, não troque, não negocie" tenta esclarecer que comprar e vender voto é crime. Vídeos, cartazes, cartilhas e outros materiais são usados para ensinar que toda a sociedade é prejudicada com a troca do voto por um favor pessoal.

A campanha mostra que o candidato a um cargo político que oferece presentes ou favores em troca do voto não respeita a opinião do eleitor nem os seus direitos. Ele dá uma pilha de tijolos mas, quando eleito, não trabalha para garantir a todos o acesso à saúde, educação, moradia e ao emprego. O eleitor ganha uma dentadura, mas abre mão de ter hospitais e postos de saúde. Ganha um par de tênis, mas não tem transporte público de qualidade.

Para Alexandre Assunção e Silva, Procurador Regional Eleitoral (FOTO), a campanha contribui para que o público saiba que, caso propostas como essas sejam feitas, o candidato deve ser denunciado para receber punição por crime eleitoral e que o cidadão pode colaborar no combate a essa prática ilegal. O procurador regional eleitoral lembra ainda que as denúncias podem ser feitas diretamente na Procuradoria Regional Eleitoral, com sede no Tribunal Regional Eleitoral no Piauí.

FONTE: Maria Carcará



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES