O Prefeito Municipal José Joaquim esta em Teresina desde de segunda-feira em busca de beneficios para a cidade e hoje pela manhã esteve participando do Encontro do Governador na FIEPI: ?Parceria Por um Novo Piauí? e o mesmo saiu bastante otimista.
O Encontro faz parte de uma iniciativa do governador do estado, Wilson Martins, com o intuito de formalizar novos convênios para o desenvolvimento dos municípios
O Encontro de Integração Estado/Municípios (Parceria Por um Novo Piauí) aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), no auditório da FIEPI, com a participação de cerca de 120 prefeitos piauienses. O Encontro faz parte de uma iniciativa do governador do estado, Wilson Martins, com o intuito de formalizar novos convênios para o desenvolvimento dos municípios, principalmente nas áreas de saúde, educação, habitação e agricultura e para o estreitamento dos laços com os novos prefeitos.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal, além de deputados federais e estaduais e secretários estaduais.
O presidente da APPM, Arinaldo Leal parabenizou a iniciativa do governador do estado, em promover o Encontro com os prefeitos e afirmou que hoje, o poder de investimento dos municípios é praticamente zero.
Encontro Parceria por um Novo Piauí (Foto: Portal APPM)
?O governador está vendo que os novos prefeitos estão empolgados e realmente querendo trabalhar. A APPM está disponível para esclarecer as dúvidas e fazer o acompanhamento necessário aos prefeitos e articular a parceria do Governo com os municípios?, relata o presidente da APPM.
O prefeito de Palmeirais, Paulo César ressaltou a importância do Encontro para o município dele para os demais. ?Esse encontro que trata de temas como saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento rural é fundamental. Espero que seja firmada uma parceria justa e que os políticos do Brasil, tanto da esfera estadual, quanto da esfera federal tenha consciência que as coisas acontecem nos municípios, pois a responsabilidade não deve ser somente dos prefeitos?, destaca.
Encontro Parceria por um Novo Piauí (Foto: Portal APPM)
Saúde
Wilson Martins informou que Governo vai pactuar R$ 40 milhões para a atenção básica na saúde. Os recursos serão investidos principalmente para a aquisição de medicação e melhoria do Samu, além do fortalecimento do Programa de Sáude da Família (PSF). ?Vamos trabalhar com a capacitação dos agentes e investimentos nas academias de saúde. Outro investimento urgente é a pactuação de novas ambulâncias para o município?, acrescentou.
Desenvolvimento Rural e Habitação nos municípios
A respeito da Agricultura Familiar, Wilson Martins informou que o programa Compra Direta é responsável pela geração de renda e pelo desenvolvimento econômico nos municípios. Nos anos de 2011 e 2012 foram investidos cerca de 111 bilhões de reais, no crédito fundiário.
De acordo com Wilson Martins, o ano de 2012 foi destinado para fazer projetos e conseguir recursos. Já 2013 será o ano de consolidar todas essas obras, como a construção de mais casas, através do programa ?Minha Casa, Minha Vida?.
Nos anos de 2011 e 2012 foram construídas 31 mil casas pelo Minha Casa, Minha Vida. O governado prometeu aos prefeitos que as casas que não forem de tijolos serão substituídas. ?Serão construídas até 50 casas por Associação. Os recursos para a construção foram assegurados, através de uma parceria entre o Banco do Brasil e o Governo Federal?, assegura.
Encontro de Prefeitos à Nivel Nacional
Durante o Encontro, o governador Wilson Martins aproveitou para repassar aos prefeitos piauienses um convite feito pela presidente Dilma Rousseff a um evento similar à Parceria por um Novo Piauí. O encontro com prefeitos de todo o país acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, no Centro de Convenções de Brasília. O objetivo do evento é mostrar o andamento dos projetos e ações em parceria com o Governo Federal, além da possibilidade de realização de novos acordos.
Fonte: Portal APPM | Editor: Karine Santiago
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.