Inscrições Enem 2012 iniciaram nesta segunda-feira

Inscrições Enem 2012 iniciaram nesta segunda-feira

Enem 2012 | Google

Conforme acaba de divulgar o portal do Ministério da Educação (MEC), os estudantes interessados em participar da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever, unicamente pela internet, a partir das 10h da próxima segunda-feira (28). O período de inscrições segue até as 23h59 do dia 15 de junho, no horário oficial de Brasília.

A taxa é de R$ 35,00 e deve ser paga pelo candidato até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso não pague a taxa dentro do prazo, a inscrição não será confirmada.

Vale lembrar que alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012 estão isentos do pagamento de tal taxa. Para isso a escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e o estudante deve informá-la no ato da inscrição. Também ficam isentos aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição, pela internet.

Abaixo segue o cronograma do exame, que foi anunciado pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 24. A divulgação do edital está prevista para esta sexta-feira (25), e será publicada no Diário Oficial da União.

É importante também esclarecer aos candidatos que as notas do Enem podem ser utilizadas para os seguintes fins:

1- Ingresso em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu);

2-Concessão de bolsas de estudo para estudantes de baixa renda em instituições particulares de ensino superior, através do Programa Universidade para Todos (ProUni);

3-Financiamento do curso de graduação em instituições particulares pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);

4- Participação no programa Ciência Sem Fronteiras, que oferece bolsas de pós-graduação no exterior;

5- Certificado de conclusão do ensino médio, para participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica. Eles podem pleitear tal certificação junto a uma das instituições que aderirem ao processo, como secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras constará no edital do Enem 2012.

Na edição 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas.

Além de mudanças com relação a segurança e logística do exame, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também destacou nesta quinta-feira alterações com relação à correção da redação, que passará a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que aumentará de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento.

FONTE: InfoEnem.com



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES