O Prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, juntamente com a secretária de Educação do Município, Nilma Val Romão, estão fazendo um trabalho digno de ser referência para o Piauí na área da educação.
Sabendo o Prefeito que a alimentação das crianças é um fator importante no desenvolvimento intelectual dos alunos e grande aliada no processo de aprendizado escolar, determinou a sua secretária de Educação que invista mais ainda na qualidade da merenda escolar, servindo aos alunos um cardápio de qualidade que possa atender as suas necessidades nutricionais.
A merenda é entregue semanalmente nas escolas, permitindo assim um rigoroso controle do que é servido aos alunos, garantindo que não será servida merenda estragada ou em péssimo estado de consumo. Verduras, polpa de frutas, temperos e frios (frangos, carne e linguiças) são armazenados em local adequado com higienização e controle de temperatura.
A nutricionista Maryangela Castelo Branco Leódido afirmou que “Os cardápios são preparados levando o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças garantindo seu bem estar durante o período em que permanecerem na escola”. Atualmente, o valor repassado pela União a Estados e Municípios por dia letivo para cada aluno é definido de acordo com a etapa e modalidade de ensino.
Para o ensino fundamental e EJA é repassado o valor de apenas (R$ 0,30) trinta centavos por aluno, tendo o Prefeito Bernildo Val através de sua gestão que complementar esse valor para que a merenda possa atender satisfatoriamente as necessidades dos alunos. Antes do Prefeito Bernildo Val assumir à Prefeitura, a merenda servida as nossas crianças era motivo de chacota e manchetes de blogs pela sua péssima qualidade, muitas das vezes sendo comparadas com um grude e os estudantes se recusavam a comer o que era servido.
Hoje a realidade é bem diferente e uma verdadeira revolução educacional silenciosa vem acontecendo no Município de Buriti dos Lopes, o Prefeito Bernildo Val, ao assumir a Prefeitura, há um ano e 11 meses encontrou um caos no sistema educacional do Município, escolas em ruínas, carteiras quebradas, escolas sem banheiros, alunos sendo transportados em carrocerias de carros, professores ganhando mal e com direitos trabalhistas em atraso, merenda escolar de péssima qualidade era a falência da escola pública, verdade seja dita.
Nos dias atuais, a realidade é outra, as escolas foram praticamente reconstruídas com carteiras novas, todo o transporte escolar é feito em ônibus, merenda escolar é uma das melhores do Piauí, as escolas estão climatizadas e os professores são os que melhores ganham no Estado, novas escolas foram construídas e a auto estima é tanta que cerca de 700 alunos novos ingressaram na nova escola pública do Município.
Fonte: ASCOM / PMBL
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.