Saiu hoje a sentença judicial que valida os votos de Paula Araújo tornando ? a oficialmente a Prefeita eleita de Brasileira. A sentença foi proferida pelo Juiz da 11ª Zona Eleitoral de Piripiri Drº João Damasceno, que abrange a cidade de Brasileira.
Entenda o caso:
Esse ano a campanha política em Brasileira foi, no mínimo, incomum, pois houve indeferimento de candidaturas, cassação de prefeito, troca de candidatos, proibição de propaganda no rádio, vitória nas urnas e tentativa de impugnação do resultado. Foram muitas as reviravoltas no cenário político dessa cidade.
Tudo começou em 23 de junho de 2012 quando aconteceram as convenções e homologações das candidaturas. Eram duas facções políticas pleiteando a Prefeitura Municipal de Brasileira, a primeira formada pelos partidos PSB, PSD e PT, denominada Coligação ?Rumo Novo com a Força do Povo? que tinha como candidatos majoritários o empresário Zé Filho (Prefeito) e o professor Amarildo Melo (Vice ? Prefeito) e a outra, Coligação ?Brasileira é de Todos? com os partidos PC do B, PMDB, DEM e PMN homologou a candidatura de Messias Filho (Prefeito) e Wilson Aguiar (Vice ? Prefeito).
A campanha iniciou e dia 05 de agosto os candidatos a prefeito das duas coligações tiveram suas candidaturas indeferidas pelo Juiz Eleitoral da 11ª Zona Eleitoral de Piripiri Drº João Damasceno, que abrange a cidade de Brasileira, mas com direito a recorrer da decisão junto ao TER (Tribunal Regional Eleitoral) e assim fizeram.
Mas a instabilidade do momento político de Brasileira foi reforçada quando em 03 de agosto o então Prefeito Chico Amado foi cassado por infidelidade partidária. Seguindo ? se aconteceu dia 08 de agosto um ajustamento de conduta entre as coligações com várias advertências e proibições, entre as quais a propaganda só seria realizada em dias alternados. Outra proibição determinante foi a propaganda no rádio que foi suspensa no dia 23 de agosto devido alguns candidatos extrapolarem o seu tempo.
Nesse ínterim Brasileira se preparou para um momento atípico, a posse do então vice ? prefeito como gestor maior, novo prefeito, Wilson Aguiar que aconteceu dia 25 de agosto.
Seguindo ? se os acontecimentos, logo foi julgado o recurso do candidato Zé Filho (candidato a prefeito pela coligação ?Rumo Novo com a Força do Povo? ? PSB, PSD e PT) junto ao TRE e novamente a candidatura foi indeferida, mas ainda coube recurso, o que foi prontamente realizado pelo candidato que recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília.
Precisamente dia 03 de setembro saiu também o indeferimento da candidatura do candidato a prefeito pela coligação ?Brasileira é de Todos? (PC do B, PMDB, DEM e PMN), Messias Filho e este não recorreu da decisão, resolveu renunciar e colocar em seu lugar sua esposa, a advogada, Drª Carmen Gean. A substituição se deu no dia 07 de setembro. A coligação também substituiu o candidato a Vice ? Prefeito Wilson Aguiar por ocupar no momento o cargo de Prefeito. Ele foi substituído pelo Contador Richardyson Meneses.
No dia 08 de setembro o candidato Zé Filho conseguiu uma Ação Cautelar junto ao TSE para continuar sua propaganda política e assim foi realizado. Mas com a proximidade do dia da eleição e o não julgamento do recurso do TSE em tempo hábil, mais mudanças ocorreram. No dia 04 de outubro o candidato Zé Filho enviou comunicado à imprensa sobre sua renúncia à candidatura a Prefeito de Brasileira. Esse comunicado foi publicado no WWW.meionorte.com/brasileira dia 04 de outubro às 16:36h. Ele foi substituído por sua esposa, a senhora Paula Miranda Amorim Araújo que registrou sua candidatura a Prefeita de Brasileira pela Coligação ?Rumo Novo com a Força do Povo? no dia 05 de outubro.
A renúncia e substituição foram baseadas no Art.67, parágrafos 4º e 5º da Resolução 23373/2011. Como as urnas eletrônicas já estavam prontas para uso, a foto do candidato substituído (Zé Filho) não pôde ser trocada pela foto de Paula Araújo, candidata substituta, o que, segundo a lei eleitoral não constitui nenhuma irregularidade e nem causa prejuízo à candidatura. Assim, os eleitores votaram no mesmo número da coligação, no caso, o 40.
Com isso a candidata da Coligação ?Brasileira é de Todos?, Drª Carmen Gean, impetrou ação de impugnação junto à Justiça Eleitoral contra a candidatura de Paula Araújo alegando fraude eleitoral e falta de propaganda.
A eleição aconteceu normalmente em 07 de outubro, a candidata Paula Araújo recebeu uma expressiva votação, sendo eleita com uma maioria de 668 votos, com quase 60% dos votos válidos da população de Brasileira que tem um contingente eleitoral de 6824 eleitores, mas seus votos não foram validados pela Justiça Eleitoral e estava sub judice até que fossem feitas todas as apreciações judiciais.
Aconteceram audiências, testemunhas foram ouvidas, alegações foram feitas por parte das duas coligações, promotoria pública deu seu parecer, através do Promotor Dr. Nivaldo Ribeiro e somente hoje a candidatura de Paula Araújo foi DEFERIDA pelo Juiz da 11ª Zona Eleitoral de Piripiri Drº João Damasceno. Esse deferimento torna válidos os votos de Paula Araújo e a torna oficialmente a Prefeita eleita de Brasileira.
Paula Araújo faz história, é a primeira mulher que governará Brasileira, fez a maioria na Câmara de Vereadores, pois a coligação fez 6 dos 9 vereadores da Câmara e com uma maioria expressiva de votos nas urnas, 668 votos e o resultado na justiça foi favorável devido a candidata estar apta a concorrer ao pleito.
Vale ressaltar aqui o trabalho dos advogados da Coligação, Dr. Carlos Douglas e Dr. Marcos Souza que tão bem conduziram esse trabalho, com dignidade, competência e respeito. Nesse momento os eleitores e correligionários comemoram a vitória com muita alegria. Que Brasileira tenha realmente um ?Rumo Novo? com a administração de Paula Araújo e Amarildo Melo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.