Esteve em Brasileira hoje uma comissão do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), juntamente com a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Piauí e uma comissão do PEP (Programa de Educação Previdenciária/INSS) e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Brasileira realizou um mutirão para expedição de documentos.
A ação tinha como objetivo atender principalmente as mulheres trabalhadoras rurais, mas também a população em geral.
Da comissão do INSS estavam presentes o Coordenador do PEP no Piauí, Antônio de Pádua Andrade de Almeida e os Técnicos do Seguro Social, Maria de Jesus Oliveira Evangelista e José Francisco Mendes Rocha. Essa comissão tinha como objetivos oferecer orientação e informação sobre a importância da Previdência Social e quais os serviços previdenciários oferecidos à população pelo INSS, tais como: Auxílio ? Doença, Aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, entre outros, além de realizarem inscrições no INSS.
A comissão disponibilizou ainda a expedição de CPF, RG (carteira de identidade) e carteira profissional para os jovens a partir de 14 anos (sexo feminino) e 16 anos (sexo masculino). Os documentos foram emitidos gratuitamente.
A ação aconteceu na sede do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) durante todo o dia e foram feitas 42 inscrições na Previdência Social, sendo 10 homens e 32 mulheres e cerca de 50 carteiras de identidade, entre homens e mulheres.
?A Previdência Social tem como missão garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com objetivo de promover o bem ? estar social?, disse o Coordenador do PEP/PI Antônio de Pádua Andrade.
?Para requerer um benefício do INSS, fazer inscrições ou receber mais informações ligue para a Central de Atendimento que tem como número 135 ou acesse o site WWW.previdencia.gov.br?, disse a funcionária Maria de Jesus Oliveira.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.