Brasileira realizou a II Conferência Municipal de Educação

Brasileira realizou a II Conferência Municipal de Educação

Faixa com informes da Conferência | Elisângela Régia

Na última sexta ? feira, 14 de junho, aconteceu a II Conferência Municipal de Educação de Brasileira (COMEB) que teve como Tema Central ?O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação com Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração?. O evento aconteceu na sede da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e contou com a presença de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, Sociedade Civil Organizada, Igrejas, Secretários Municipais e Trabalhadores em Educação.

O evento teve início com o credenciamento e seguiu com um Coffee break. A Professora Eliene Maura Ramos (Coordenadora do PAR em Brasileira) conduziu o cerimonial. Os hinos de Brasileira e do Brasil foram executados. Na ocasião fizeram seus pronunciamentos o Secretário Municipal de Educação Alenildo Melo, o Vice ? Prefeito Amarildo Melo, o Gerente Regional da 3ª GRE (Gerência Regional de Educação), Professor Luis Mário de Morais Getirana e o Secretário Municipal de Administração José Sampaio de Araújo Filho que estava representando a Excelentíssima Prefeita Paula Araújo.

Em todos os pronunciamentos foi ressaltada a importância da educação para a efetivação da cidadania, bem como a relevância de momentos de reflexões sobre educação como é o momento da Conferência Municipal de Educação com o objetivo de se traçar metas possíveis para a melhoria do setor educacional no Município.

Após os pronunciamentos houve a leitura e aprovação do Regimento Interno da COMEB e logo em seguida aconteceu um momento de sensibilização com apresentação de imagens das escolas Brasileira, profissionais, alunos, pais e acontecimentos escolares. E sensibilizados os presentes observaram dados estatísticos sobre educação brasileira, do Nordeste, do Piauí e de Brasileira, com foco no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), momento conduzido pelo Supervisor Municipal de Ensino, Professor Nivaldo Portela.

Após a apresentação dos dados estatísticos iniciaram as palestras. A Palestrante, Professora Maria Iolete Pereira proferiu o tema que tratava do Eixo I ? O PNE eo Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. Ela falou com propriedade e conhecimento de causa esclarecendo muitas dúvidas sobre o assunto dando suporte para discussões posteriores no estudo em grupo. Houve a manifestação de vários professores presentes, o que gerou discussões saudáveis acerca da educação, enriquecendo mais ainda o momento com críticas construtivas, apontando ? se problemas e soluções.

Em seguida foi apontado pelo Palestrante, Engenheiro e Consultor Kelveny Andrade, o Eixo VII ? Finaciamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos. O tema também foi tratado com bastante segurança, o que serviu para reforçar os conhecimentos dos presentes e esclarecer possíveis duvidas sobre o assunto.

Após as palestras houve uma pausa para o lanche e logo em seguida os grupos de estudo foram formados para reflexões sobre os eixos temáticos. As reflexões foram bastante proveitosas e a escolha das diretrizes e metas foram baseadas nas prioridades básicas da educação como um todo (profissionais, alunos, estrutura física e responsabilidades da gestão).

Depois da Plenária houve a escolha dos delegados que representarão Brasileira na Conferência Intermunicipal a ser realizada em Piripiri no mês de julho 2013 e no final aconteceu uma pequena avaliação da Conferência e o encerramento se deu com as palavras do Secretário Municipal de Educação, Professor Alenildo Melo que disse:

?Esse foi um momento muito importante para Brasileira, pois foi uma oportunidade para avaliar a educação do nosso Município e juntos, com comprometimento, discutirmos os problemas e apontarmos soluções para os problemas a fim de melhorar o setor. Estamos felizes porque percebemos que tudo aconteceu a contento e só temos a agradecer a todos os que participaram, a todos o nosso muito obrigado.?

O evento teve o apoio de SEMEC (Secretaria Municipal de Educação de Brasileira), Prefeitura Municipal de Brasileira, Papelaria Econômica de Piripiri, Empresário José Luis, Gráfica Ideal, Central do Construtor, Posto Liberdade, Euler Xerox e Comercial Carvalho de Brasileira, pois ?O que concerne a todos deve ser dicutido com todos. É falta de sabedoria decidir sozinho.?



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES