Brasileira está realizando a II Semana Saúde na escola que esse ano tem como tema Combate à Obesidade e Saúde Ocular. O objetivo do evento é fortalecer a parceria Educação ? Saúde e realizar ações de promoção e prevenção de saúde com os escolares do Município.
Dentre as atividades que serão realizadas durante a semana de 11 a 15 de março nas escolas de Brasileira estão: Atividade educativa sobre saúde bucal, Teste de Snellen, aferição de pressão arterial, verificação de Cadernetas de Vacinas, orientações sobre saúde (prevenção ao alcoolismo), orientações sobre alimentação saudável e nutricional (combate à obesidade infantil), avaliação de sinais de agravos em Hanseníase e Tuberculose, avaliações em saúde bucal e orientações sobre saúde sexual para meninos e meninas.
Os trabalhos iniciaram ontem pela manhã na Escola Gil Meneses com abertura oficial, verificação de cadernetas de vacinas, aferição de pressão arterial e teste de Snellen. Hoje pela manhã aconteceu na Escola Miguel Arcoverde duas palestras para os pais dos escolares, uma sobre saúde bucal com o Dr. Urgel (dentista) e outra sobre alimentação saudável com o Nutricionista Carlos Meneses. Na Escola Gil Meneses houve uma palestra sobre prevenção ao alcoolismo com o Enfermeiro Ivan Alcântara.
Ainda receberão os serviços do PSE (Programa Saúde na Escola) as escolas Alberto Silva (sede) e na Zona Rural as escolas Antônio Pereira de Araújo Primo (Iús), Constância Rosa (Mocambinho), Teodorico Júlio (Conceição de Baixo), Joaquim Caetano de Brito (Saco dos Polidórios).
Essa é uma realização do PSE (Programa Saúde na Escola), do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, executado pela Secretaria Municipal de Saúde de Brasileira que tem à frente a Secretária Municipal Remédios Veras, juntamente com a Secretaria de Municipal de Educação através do Secretário Alenildo Melo e também com a colaboração das escolas estaduais, com o apoio da Prefeitura Municipal de Brasileira, que tem como gestora a Prefeita Paula Araújo. O Programa recebe ainda o desprendimento e o empenho dos profissionais de saúde e educação na realização desse trabalho. Vale ressaltar que a Coordenação do PSE (Programa Saúde na Escola) em Brasileira é de responsabilidade da Enfermeira e Professora Rosângela Costa.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.