Prefeitura apresenta ações para infância e adolescência

Prefeitura apresenta ações para infância e adolescência

Selo Unicef | Dário Folha

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus (PMBJ) participou, nesta terça-feira (21), do II Fórum Comunitário do Selo Unicef - Edição 2013/2016. Na oportunidade, foram apresentadas as ações estratégicas desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde, Esporte e Assistência Social em favor da infância e da adolescência. O município de Bom Jesus está em fase final de avaliação pelos técnicos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Selo Unicef Município Aprovado é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.

Um dos destaques da apresentação da PMBJ foi o Programa Alegria de Saber (PAS), executado em parceria com o renomado Instituto Alfa e Beto, com o objetivo de corrigir o fluxo idade-série entre os alunos do Ensino Fundamental Menor da rede municipal de ensino. O PAS direciona as atividades relacionadas a leitura e escrita de acordo com o nível de desenvoltura de cada estudante, inclusive com uso de ferramentas tecnológicas, como tablets e lousas digitais.

Segundo o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus vem executando diversos programas voltados para a inclusão e proteção de crianças e adolescentes. Marcos Elvas ressaltou os resultados do PAS, que entre 2014 e 2015 ampliou o índice de alunos alfabetizados no 1º ano de 17% para 75%. “Com o compromisso dos que fazem a administração pública e a atuação efetiva da sociedade civil organizada, conquistaremos este reconhecimento”, declarou.

Durante o ciclo de avaliação dos municípios que buscam esta certificação, é criado um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. Além disso, o Unicef promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final deste ciclo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo Unicef Município Aprovado.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES