O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, participou, nesta terça-feira (20), da Celebração Eucarística para Instalação do Tribunal Eclesiástico para a Causa da Beatificação e Santificação de Dom Inocêncio Lopez Santamaria, na Catedral de São Raimundo Nonato. Ex-bispo de Bom Jesus e integrante da Ordem das Mercês, Dom Inocêncio pode vir a ser o primeiro santo com atuação religiosa no Piauí.
"Foi uma grande emoção vivenciar este momento que pode resultar na declaração do primeiro santo a viver no Piauí, com atuação religiosa especial em nossa região. Torçamos para que em breve possamos ter nosso primeiro santo 'piauiense", declarou o prefeito após a celebração.
Dom Inocêncio López Santamaria nasceu na aldeia de Sotovellanos, na província de Burgos, comarca de Odra-Pisuerga, na Espanha, no dia 28 de dezembro no ano de 1874. O religioso ingressou na Ordem das Mercês no Convento de Conjo, em Santiago de Compostela. Chegou ao Brasil em 1931 pelo Rio de Janeiro e teve atuação em Bom Jesus e São Raimundo Nonato.
O processo de canonização realizado pela Igreja Católica Apostólica Romana costuma ser longo.
Após a abertura da causa, investiga-se a vida do candidato, suas virtudes e a fama de santo; depois, averigua-se a ocorrência de um primeiro milagre após a morte do candidato. Em seguida, investiga-se a realização de um segundo milagre após a beatificação do candidato. Em se confirmando o segundo milagre, a Santa Sé realiza a canonização.
Livro
Ao lado de Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus, e alguns bonjesuenses, Marcos Elvas acompanhou ainda o lançamento do livro "Dom Inocêncio Lopes Santamaria - Um santo bispo", do padre Fernando Raposo.
http://dominocenciosantamaria.com.br/
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.