Desafio da balança estimula a prática de vida saudável em Bom Jesus

Desafio da balança estimula a prática de vida saudável em Bom Jesus

Desafio da Balança | Dário Folha

Com o objetivo de estimular os participantes a adotarem um estilo de vida mais saudável, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus (PMBJ) está desenvolvendo o projeto Desafio da Balança. Os beneficiários têm acompanhamento multiprofissional, cumprem programa de atividades físicas, recebem cardápios semanais equilibrados e participam de palestras e dinâmicas de grupos. Além da perda de peso, o projeto tem como objetivo combater e prevenir doenças como diabetes e hipertensão.

O Desafio da Balança é desenvolvido pelo Núcleo de Saúde da Família, ligado à Secretaria Municipal de Saúde. A equipe do projeto é integrada por educadora física, nutricionista, fisioterapeuta acupunturista e psicóloga. A primeira turma, cujas atividades duraram um ano, foi formada por 30 participantes.

“Estamos na segunda turma do projeto, e já temos resultados excelentes. São muitos os testemunhos de pessoas que mudaram de vida graças ao Desafio da Balança. É um projeto que cumpre o que estabelecemos na área de saúde: foco na promoção da saúde e prevenção de doenças”, declara o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas.

Leila Jamira integra há três meses a segunda turma do projeto e diz já se sentir bem mais disposta que no início das atividades. “O Desafio da Balança já ajudou muitas pessoas a saírem da zona de conforto da obesidade, inclusive da depressão. É um programa nota mil”, comenta.

Segundo Shirley Chinai, psicóloga integrante da equipe multiprofissional do Desafio da Balança, são trabalhados também aspectos como motivação e elevação da autoestima das participantes. “A perda de peso e o cuidado com a saúde exigem perseverança. Estimulamos também a autonomia das participantes para que possam manter a reeducação alimentar a qualidade de vida após concluírem o projeto”, afirma.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES