Belém do Piauí recebe cisternas do programa Água para Todos

Belém do Piauí recebe cisternas do programa Água para Todos

Mais famílias residentes na zona rural do município de Belém do Piauí serão contempladas com cisternas do programa ?Água para Todos?, uma importante ação que visa minimizar os efeitos da estiagem no município, situado na região semiárida do Piauí.

Segundo o vereador Luizinho Carvalho, que faz parte do comitê gestor, um lote com 100 cisternas já chegou ao município. Novas famílias que obedecem aos critérios do programa estão sendo cadastradas e a previsão é que mais 50 cisternas sejam solicitadas.

As localidades que serão beneficiadas serão Caboclo, Malhadinha, Lagoa do Porco, Chapada, Vista Bela e Jurema.

Cada cisterna possui capacidade para armazenar 16 mil litros. Os reservatórios são confeccionadas com polietileno, um material de alta resistência e durabilidade, sem emendas e sem risco de vazamento. A tampa possui fechamento com travas, o que diminui a possibilidade de contaminação da água. Outra vantagem é a instalação rápida, fácil e segura.

O objetivo do ?Água para Todos? é a universalização e o acesso ao uso da água de qualidade. Sem os reservatórios, o consumo doméstico da água, geralmente, vem de locais inadequados, como barreiros e cacimbas.

Com essa nova etapa, a expectativa é que todas as moradias rurais fiquem equipadas com cisternas. O município já foi contemplado em outras etapas com cisternas de placa e de calçadão, através de outras entidades como Cáritas, PCPR e Escola de Formação Paulo de Tarso. Ao todo, são mais de 500 reservatórios já construídos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES