Autoridades batalhenses e um total de 120 alunos participaram da aula inaugural dos cursos Técnicos Profissionalizantes do PRONATEC e Brasil Sem Miséria no Município de Batalha. O evento aconteceu no sábado, dia 29 de março na Unidade Escolar Maria Melo.
Participaram da solenidade, o Médico Antonio Lages Alves que representou sua esposa a Prefeita de Batalha Teresinha Alves, Vice-Prefeito Elvis Machado, vereador Guilherme Machado, Secretária Municipal de Saúde Tânia Penafiel, Larissa Alencar que representou a Secretária Fátima Pires (Sec. Municipal de Ação Social de Batalha), os professores da Universidade Federal do Piauí Maria Maraci (Supervisora de Unidade Remota do PRONATEC) e Francisco Edinaldo Mousinho (Coordenador Geral do PRONATEC), Adão Araújo (Presidente do CONSAD), Ítalo Gomes ? (Diretor do Hospital Messias Melo), enfermeira Evoneide Gomes, Professora Vanderleia que representou a Secretaria Municipal de Educação, dentre outros participantes.
A Prefeitura é parceira uma vez que foi a atual gestão que solicitou os referidos cursos no ano de 2013 através do FNDE. Eles são ofertados pela Escola Técnica de Teresina da Universidade Federal do Piauí e visam profissionalizar jovens e adultos acima dos 18 anos nas seguintes áreas.
- Operador de Maquinas e Implementos Agrícolas com aulas no sábado e domingo na Unidade Escolar Escola Maria Melo.
- Criador de Peixes - aulas sábado e domingo na localidade Baixa Fria.
- Higienista da área de saúde ? aulas de segunda a sexta-feira a partir das 18:00h às 22:00h na Unidade Escolar Maria Melo
- Agricultura Familiar ? Aulas na sexta-feira, sábado e domingo no Assentamento Cruzeiro do Sul.
Cada curso conta com 30 participantes num total de 120 alunos que foram inscritos e depois passaram por um rigoroso processo de seleção realizado pela Universidade Federal do Piauí.
Os cursos com formação inicial continuada iniciarão dia 11 de abril, tem duração de três meses e carga horária que varia de acordo com a área que pode ser dede 180hs ou 220 horas/ aulas.
Os critérios de escolha foram rígidos e o participante ao iniciar o curso não pode desistir.
De acordo com o Professor da UFPI Francisco Edinaldo Mousinho (Coordenador Geral do PRONATEC) ?cada participante vai receber além de todo o material didático uma bolsa para auxilio da alimentação e do transporte no valor de R$ 2,00 por h/aula e esses alunos estão assumindo uma responsabilidade muito grande, pois com seu aprendizado vão modificar a cara da economia e o social do município de Batalha?, disse o mesmo.
Assessoria de Comunicação - PMB
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.