O governador Wellington Dias e o secretário interino da Educação, Hélder Jacobina, reuniram-se na noite desta quarta-feira (4) com uma comissão de nove prefeitos de todas as regiões do Piauí. Dentre os principais assuntos discutidos estava o transporte escolar dos alunos da rede estadual.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, reclamou da insuficiência do repasse para manter o serviço. “Não temos como manter nem uma linha funcionando com o valor que vinha sendo repassado e também não podemos deixar de atender nossos cidadãos. Então queremos o apoio devido do Estado para que esses alunos tenham transporte de qualidade”, relatou.
O recurso é oriundo do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE), criado em 2013, que entregou as prefeituras ônibus escolares, bicicletas e pactuou um apoio financeiro. Os prefeitos reclamam também da inconstância dos repasses.
O governador Wellington Dias anunciou aos prefeitos uma nova pactuação na área da educação, que deve ser apreciada pela Assembleia em março.
“Reconheço o problema enfrentado pelos municípios e entendo que se não tiver a coparticipação não dá para os prefeitos realizarem tudo. Mas peço paciência, nós vamos parcelar os repasses atrasados e, para as áreas de educação, saúde e segurança, nós estamos entrando em contato com os ministros para a regularização do problema e adequação ao que a lei obriga”, ressaltou o governador.
O secretário da Educação revelou que a Seduc trabalhará em parceria com os municípios para a melhoria de toda a educação pública.
“As equipes da Seduc vão capacitar os técnicos municipais nas mais diversas áreas. Nossa rede será otimizada para reduzir custos, aproveitar melhor a estrutura que temos e promover uma educação de mais qualidade, para que já em 2016 tenhamos um acréscimo de mais de 100 mil alunos na rede”, relatou Hélder Jacobina.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.