Um grande equívoco vem sendo criado por opositores à atual gestão municipal em Barras, tentando deixar a impressão para parte da população e da imprensa piauiense, que a administração do prefeito de Barras Edílson Capote não está trabalhando pelo desenvolvimento do município.
Em resposta as inverdades publicadas o prefeito Capote foi claro e objetivo, ao afirmar que responderá as acusações levianas contra a sua administração com trabalho.?Eu não gostaria de polemizar, mas queria dizer à população Barras que eu estou absolutamente tranquilo e vocês podem ficar na sua tranquilidade também, que não vai ser por qualquer acusação ou ato desloucado ou vaidade pessoal de alguns, que eu vou sair ou me afastar da prefeitura,ou deixar de trabalhar e cumprir com os compromissos assumidos com o povo que me elegeu, haja vista que nós não estamos mais em uma ditadura. Nós estamos em uma democracia, democracia essa que respeita os limites individuais de cada um e respeita seus direitos. Estão tentando ofuscar a administração que vem trabalhando por Barras, mas com factoides sem o menor embasamento, não irão conseguir?.
As acusações contra o prefeito se realmente respaldadas pela verdade,devem seguir o seu caminho correto,ou seja o da justiça. Então que os que lhe acusam usem de seus direitos de cidadão e façam as denúncias assinando embaixo como responsáveis,afinal a lei diz que "quem acusa ,cabe o ônus da prova".O que se tem observado nas denúncias elaboradas por opositores a administração do prefeito Capote ,é que os responsáveis deixam porém, enormes brechas, considerando que não especificam valores, fatos, nem apresentam provas de nenhuma das irregularidades supostamente citadas em dossiês que teriam sido elaborados por eles.
O fato é que a prefeitura municipal não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público. Relativo às acusações, o prefeito de Barras explica: ?Não tem fato determinante, não tem nada que dê causa. Falam que estou cometendo irregularidades administrativas, e que estão me denunciado no Ministério Público. Desde que assumi a prefeitura que citam o Ministério Público nunca fui notificado, pelo Ministério Público por nenhum ato de corrupção. Até porquê, o Ministério Público não vai se manifestar porque eu tenho lisura nos meus atos e não tenho nada a esconder?, afirmou Capote, que ainda complementou, ?Eu sei que minha gestão está no seu primeiro ano,e muita coisa ainda temos para realizar até reconstruirmos o nosso município. Vamos continuar a trabalhar até chegar um momento que eu vou mostrar para estes que me acusam, o porque fui o escolhido para administrar esta terra,o prefeito de fato e de direito de Barras, eleito pelo voto popular, que se chama Edílson Sérvulo.
Capote ainda sugeriu que os mesmos que estão lhe acusando expliquem porque ainda hoje a administração passada que tanto eles defenderam continua sendo denunciada pelo tribunal de contas do estado e da união.Isso sim ,são motivos reais de denúncia e pedidos de investigação no Ministério Público pelos mesmos acusadores, a exemplo de déficit financeiro, mais de R$ 2 milhões de prejuízo em obras abandonadas e irregulares, interdição do hospital ,de escolas na sede por irregularidades na estrutura, dívidas altíssimas, desabamento de parte da estrutura de prédios públicos na cidade e no interior, dentre outras graves irregularidades deixadas de herança para a atual gestão, pelo prefeito antecessor.
Todas estas irregularidades tem registros fotográficos e principalmente comprovação documental apresentada em relatórios ao Tribunal de Contas ,dentre outras instituições públicas.Isso é bom por um lado, mas tem gerado desconforto por outro, para quem acompanha o dia a dia dos bastidores da política: De um lado está o governo estadual, com a execução de várias obras, como exemplo a construção do rodoanel, ressalte-se, uma ação necessária fazia muito tempo e, por isso, muito bem-vinda, as emendas dos deputados que nos representam e que nos tem permitido a realização de inúmeras obras para melhorar as condições de vida de nossos irmãos no interior. Do outro lado, porém,os oposicionistas na cidade, parecem não estarem reagindo da mesma forma.
A tendência inicial (e natural) é achar que a administração municipal está ?parada?, sem executar. O que é uma inverdade. Na nossa administração há uma estratégia adotada: a de não fazer divulgação massiva de obras não concluídas o que é diametralmente oposto ao que eles fizeram em relação às ações e às possíveis ações. ?Vamos divulgar aquilo que concluirmos?. Mas a pergunta que fica: a Prefeitura está parada? A resposta é não. Pelo contrário, há uma extensa relação de obras que deverão ser entregues este ano. O que está ?parado?, até por decisão da gestão, é a divulgação daquilo que ainda não está concluído. Mas a sensação relativamente negativa a respeito da gestão vai acabar nos próximos meses na agenda de Capote está prevista uma extensa lista de inauguração de obras, algumas que irão surpreender os Barrenses este ano.
Algumas dessas obras no centro urbano de Barras ,outras na periferia e no interior, mas não podem ser avaliadas como menos importantes. Capote explica a opção da administração por trabalhar em silêncio. ?Existe uma tradição em Barras de abrir muitas obras e deixar a maioria sem concluir,diz ele citando como exemplo a não conclusão, após décadas, de várias obras inacabadas em nossa cidade como o exemplo do cine teatro e das creches,dentre outras. ?Há muita coisa sendo feita pela gestão que vai bem além de obras, simplesmente. Mas, mesmo assim, este ano, em termos de obras físicas, há essas obras e mais uma lista extensa que serão concluídas. Como são obras não tão visíveis e de efeito bastante localizado geralmente na periferia,e no interior da cidade, e fazem a diferença na comunidade em que são inserida, a repercussão é bem reduzida em relação a obras no centro. Isso não altera em nada (ou não deveria alterar) o procedimento da gestão em relação aos compromissos.
É esse o proceder da Prefeitura que continua a trabalhar para os que mais necessitam da presença do poder público. Esta sempre será a nossa resposta aos que torcem contra o desenvolvimento de nossa terra. O trabalho é a nossa bandeira, e o amor a Barras o sentimento que nos une.
reprodução: barrasnet.com.br
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.