Homenagem do prefeito Edílson Sérvulo aos trabalhadores

Homenagem do prefeito Edílson Sérvulo aos trabalhadores

1º de maio | coquerinho

Os trabalhadores espalhados por todo o mundo, estes que comemoraram hoje o seu dia têm uma história toda particular de lutas, conquistas e de perdas. Passaram por muitos conflitos até que se estabelecesse o salário mínimo. Greves intermináveis, sofrimento, dúvidas, sindicatos se construindo em ritmo lento e lideranças, algumas decididamente dispostas a enfrentar os patrões e outras pelegas que preferiram apostar no sindicalismo de resultados.

Pior foi enfrentar as ditaduras que se sucederam intermináveis e abraçar a ilusão de que seria possível enfrentar o capitalismo selvagem que tomou conta de todas as relações de mercado. Foram às ruas reivindicar a redução da carga horária de trabalho, estava escrita a história do trabalhador no mundo e o que seria sua vida em países subdesenvolvidos como o Brasil. Por isso que o Dia do Trabalhador não deve ser apenas um dia de festas, um feriado a mais a ser comemorado. Deve sim, ser um dia de reflexão em que se indague sobre as conquistas e perdas do trabalhador barrense e de todo o mundo.

Este 1º de maio não deve ser apenas um momento de romarias. Vamos recordar as lutas de todos os nossos mortos, do homem do campo, dos ideais do bem e do mal, das lideranças operárias que fizeram a história desta cidade e deste país, dos bóias frias, da reform, a agrária e dos desempregados. Para além de nossos corações, dos nossos sonhos e do pó que sobra dos nossos destinos, precisamos estar juntos para entender que a luta não acabou.

Em cada fábrica, em cada roça, em cada escritório e repartição pública, há um trabalhador que ainda se sente espoliado, que reivindica direitos não atendidos ou solapados pela incongruência do grande capital. Este homem não pode estar sozinho. Ele tem que brilhar como brilham as coisas todas que ele constrói. Ele tem que saber que é companheiro, camarada e irmão.

Precisamos nos unirmos e fazermos a nossa parte pelos nossos irmãos trabalhadores,valorizando o seu suor, o futuro dos seus filhos, da escola, da saúde e da educação. Precisamos fazer com que cada dia deste calendário seja 1º de maio.Obrigado meus irmãos...Eu também sou um de vocês.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES