Pode acabar em morte o conflito armado por cerca de vinte e seis mil hectares de terras em Baixa Grande do Ribeiro. O conflito entre o Condomínio Laranjeiras e as empresas Insolo Agropecuária Ltda, Economiza, Sorotivo Agropecuária e o próprio Governo do Estado já mobilizou policiais militares do Gate e da Rone, um delegado especial da Polícia Civil e uma equipe da Polícia Federal para o local, isto porque as empresas envolvidas resolveram contratar grupos de segurança armada para defenderem seus interesses e com isso mais confusões.
Um relato da situação foi feito pelo jornalista Bartolomeu Almeida diretamente de Baixa Grande do Ribeiro para a Rádio Teresina FM, em 11/11/2011. Ele entrevistou produtores rurais envolvidos no conflito e deu conta que a qualquer momento pode haver derramamento de sangue.
O coronel Jaime Oliveira, comandante de Policiamento do Interior da PM do Piauí, em entrevista ao Portal cidadeverde.com(06/12), informou que os policiais já estão há dois meses no local para manter a ordem. Informou também que, a Polícia Federal, que regulamenta e fiscaliza as empresas de segurança armada, proibiu as duas empresas de utilizarem armas de fogo na região. Mas, no domingo(04/12) três armas foram encontradas, pela Polícia Militar, com os seguranças de umas das empresas segurança privada. ?As armas foram apreendidas e autuadas pelo delegado Fernando da PF que está na cidade?, afirmou coronel Jaime.
O risco de um conflito armado é iminente.
O vídeo postado por mfavoreto1 no Youtube dá uma pista do que estamos falando:
Fontes:
http://www.diariodopovo-pi.com.br/Noticias.aspx?categoria=Politica
http://www.cidadeverde.com/conflito-de-empresas-de-seguranca-nos-cerrados-mobiliza-gate-e-pf-89412
http://180graus.com/zozimo-tavares/54/20
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.