O SINDEACS-PI, mais uma vez no espaço de apenas um mês esteve agora nesta semana em Brasília em comitiva para defender interesse da categoria, onde as principais discussões é o piso salarial nacional de dois salários mínimos e o plano de carga. Definitivamente a participação da tripartite que não existe, principalmente, por parte dos governos estaduais. Estivemos em duas audiências, uma com a comissão especial dos ACS e ACE no Brasil, a outra com a equipe técnica do Ministério da Saúde discutindo as propostas da categoria, apresentado pela CONACS, como ficou agendado para que no dia 21 de julho, já podemos fazer o debate e não apenas apresentações da proposta.
A proposta da CONACS é muito razoável, vez que ela foi parcelada, e só chegaremos ao término da aplicabilidade do piso em dois salários mínimo em 2015, entendemos assim de não haver possibilidade de rejeição por parte do Governo Federal. Este Sindicato na pessoa do seu presidente Cruz Castro, esteve presente na mesa de negociações, deixando confirmado sua presença nas discussões com o Ministro Padilha dia 21 de julho, nesta última mobilização o Piauí foi um dos Estados que esteve presente com comitiva em todas as negociações.
Dias 29 e 30 de julho estaremos reunidos no IV Encontro Estadual de ACS e ACE em Floriano-PI,para avaliarmos os avanços e discutirmos as estratégias de continuação firmemente acompanhando e discutindo em favor das nossas melhorias, sabemos que existem muitas outras categoria buscando também o piso salarial e cargo de carreira, não somos contra, porém existe apenas uma grande diferencia os ACS e ACE é a única categoria já assegurada este direito constitucional pela a PEC 63/09 e por sermos também os únicos funcionários do SUS, o presidente do SINDEACS_PI, Cruz Castro acredita que seremos vitorioso mais uma vez nesta defesa, precisamos cada vez mais estarmos compactado, bem unidos, para mostrarmos nossa força.
JUNTOS SOMOS FORTES
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.