Relembrando reportagem que publiquei no Jornal Meio Norte em fevereiro de 2012:
Ao falar sobre a experiência com a Acácia mangium para a reportagem, o apicultor Arizorlan Dias de Oliveira surpreendeu os moradores da comunidade Ponta da Serra, que não tinha ideia sobre a importância das plantas verdes colocadas no meio de uma área degradada. Muitos querem saber mais sobre a espécie e até pedem algumas mudas para plantar no quintal.
Ele ainda não doa mudas por causa da dificuldade para conseguir as sementes, mas planeja ampliar o projeto e levar a ideia para outras comunidades. Segundo ele, as pessoas que têm terras podem ganhar dinheiro, principalmente com o comércio do sequestro de carbono.
Arizorlan conta que conheceu a experiência com a Acácia mangium em Minas Gerais e resolveu trazer a ideia para o Piauí. Ele explicou que o projeto segue normas científicas.
?Tudo que ocorre com a planta tem de ser anotado. Os relatórios sobre a experiência são enviados para os técnicos em Minas Gerais. A ideia é verificar todo o comportamento da planta na nossa região, levando em conta o clima, a condição do solo e a convivência com outras plantas?, acrescentou Arizorlan.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.