Projeto que exclui Anísio de Abreu e outras cidades da transposição do Rio São Francisco é debatido

Projeto que exclui Anísio de Abreu e outras cidades da transposição do Rio São Francisco é debatido

O projeto inicial que prevê a transposição das águas do Rio São Francisco e exclui cidades importantes do Piauí atingidas pela seca, como Anísio de Abreu, Guaribas, Caracol, Jurema, São Braz, Várzea Branca, Bonfim do Piauí e São Raimundo Nonato foi tema, neste sábado, na Câmara Municipal de Anísio de Abreu, de palestra proferida pelo senador Wellington Dias.

O senador, que visitou neste sábado outras cidades da região, está orientando os prefeitos a fazerem manifestos, pedindo que o Ministério da Integração Nacional inclua a Bacia do Rio Piauí no projeto da transposição das águas do Rio São Francisco. Desta forma, o rio Piauí passará a ser perene, melhorando o ecossistema e a condição de vida de milhares de famílias dos municípios cortados pelo rio, da nascente a sua foz, no Rio Canindé.

O projeto inicial prevê que as águas do São Francisco sejam canalizadas para o açude Petrônio Portela, no município de Dirceu Arcoverde, excluindo toda uma região importante e carente de água que pode ser beneficiada, inclusive com projetos de irrigação, sem encarecer muito os custos das obras.

A transposição do São Francisco para o Piauí através de canais, incluindo também o Rio Piauí, começando por Guaribas, será um meio de resolver, de uma vez por todas, o problema da falta de água nesses municípios do semiárido. Além disso, a região passará a ser um celeiro de fartura com os projetos de irrigação que poderão surgir no futuro.

Segundo Wellington Dias, a busca pela construção do canal vindo do Rio São Francisco e desaguando na cabeceira do Rio Piauí, em Guaribas, é uma luta que ele abraça e que ficará ainda mais fortalecida com a participação dos prefeitos, das Câmaras Municipais, das entidades e instituições e dos moradores da região.

Durante a palestra em Anísio de Abreu, o senador petista recebeu do prefeito Isaac Ribeiro os projetos de interesse do município e se comprometeu a lutar para que eles sejam realizados. Entre eles está o projeto de reforma da Praça Sebastião Rodrigues, que fica no centro de Anísio de Abreu e que é uma reivindicação dos moradores.

Fizeram parte da comitiva do senador Wellington Dias na região a deputada Flora Izabel, o secretário Estadual das Cidades, Merlong Solano, e os deputados federais Jesus Rodrigues e Assis Carvalho. Na palestra em Anísio de Abreu, Wellington Dias foi muito assediado pelos moradores, mas evitou falar em eleições para governador. Ele deverá ser o candidato do PT ao Governo do Piauí no próximo ano.

PALESTRAS EM CARACOL E JUREMA

As palestras iniciaram neste sábado na cidade de Caracol, com a presença do prefeito Nilson Fonseca, do PT, e de lideranças locais. Depois Wellington Dias seguiu para a cidade de Jurema, onde proferiu palestra com a participação do prefeito Chico do PT e que teve como locutor o ?Embaixador dos Vaqueiros da Região?, o radialista Kari Ramos, que ajudou, junto com seu pai, Miguel Ramos, a resgatar as festas do vaqueiro em toda a região. Miguel Ramos foi pioneiro na realização das festas do vaqueiro na paróquia de São João Batista, em Anísio de Abreu, durante os festejos juninos.

Em Anísio de Abreu, Wellington Dias foi recepcionado pelo prefeito Isaac Ribeiro, pelo ex-prefeito Auricélio Ribeiro, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Antonito Costa de Oliveira, o Mãozão, por alguns gestores e por moradores. Depois, ele seguiu para Várzea Branca, que está em festejos, mas que ficou na escuridão neste sábado por causa da falta de energia elétrica, uma situação que deverá ser o foco dos próximos debates.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES