Não se comenta outra coisa em Anísio de Abreu. A suposta crise instalada na cidade em relação aos festejos do padroeiro local, São João Batista, que ocorre todos os anos, a partir da segunda quinzena deste mês e terminando no dia 24.
Pela primeira vez na história do município, a festa corre o risco de ser transferida para o mês de agosto. Tudo isso por causa de uma polêmica entre a prefeitura e a Igreja Católica. Segundo informações de moradores ligados à Igreja, o pároco local sugeriu que não fossem colocadas barracas para a venda de bebidas e comidas na praça que fica na igreja, que é a Sebastião Rodrigues.
A igreja quer evitar transtornos ocorridos em anos anteriores, quando as necessidades fisiológicas eram feitas nas portas e paredes da igreja. Contam que litros de bebidas e copos com restos de cervejas eram deixados nas portas de acesso à igreja e, no dia seguinte, quando seriam realizadas as alvoradas e missas, os fiéis perdiam muito tempo fazendo a limpeza da área.
A igreja teria comunicou ainda que a instalação de barracas na praça vai gerar ruido e barulho, atrapalhando as missas durante os festejos. Bom, estes são os argumentos da igreja que também aponta outros locais que podem ser colocadas as barracas, sem prejuízo para os moradores, como a área do fórum, onde antigamente eram realizadas as feiras.
Alguns moradores que não quiseram se identificar contam que a prefeitura resiste em seguir a orientação da igreja e deseja colocar as barracas na praça para a venda de bebidas e comidas típicas. Não conseguimos ouvir a versão do prefeito Isaac Ribeiro, mas o espaço está aberto para ele se pronunciar sobre a suposta crise.
Com a decisão da prefeitura de colocar as barracas na praça Sebastião Rodrigues, que é a mesma da igreja, o Bispo da regional que fica em São Raimundo Nonato, segundo comentam, teria decidido suspender os festejos juninos para agosto. Não conseguimos falar com o bispo. Então, o espaço fica aberto para ele também dar sua versão.
O blogueiro foi procurado na cidade por pessoas que comentaram sobre o problema e ontem, dia 4, recebeu telefonemas de moradores que estão preocupados com a polêmica que está prejudicando a cidade que já teve um dos festejos mais movimentados da região. As Festas de Junho na cidade, como se dizia antigamente, estão na onda deste impasse.
ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE O CASO
Contam que o Padre Borges já disse que, se colocarem barracas na área da praça da igreja, ele não vai celebrar as missas dos festejos. Diante disso, o bispo de São Raimundo Nonato teria dito que, se o padre assim o fizer, vai assumir a celebração das missas.
Obtive informações de ambos os grupos políticos, ontem, dando conta que toda esta polêmica entre a prefeitura e o Padre Borges faz parte do rescaldo da últimas eleições para prefeito e vereadores na cidade. O Padre Borges teria defendido a candidatura oposta ao candidato que venceu as eleições, o médico Isaac Ribeiro. Contam que o padre inclusive foi tema de um comício durante a campanha eleitoral, sendo acusado de irregularidades eleitorais pelo grupo que venceu o pleito em pleno palanque em praça pública.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.