No momento em que os vários segmentos discutem sobre as perdas na área da apicultura no Piauí, é importante informar que a região de Anísio de Abreu, no corredor ecológico entre os Parques da Serra da Capivara e Serra das Confusões, foi uma das que mais tiveram prejuízos por causa da seca.
A situação é tão desoladora que os apicultores do município tiveram de transformar as caixas que eram usadas pelas abelhas para produzir mel e cera em coxeiras para colocar a ração dos animais.
Uma cena dessas foi registrada pela reportagem do blog de Anísio de Abreu nas comunidades Caçimba e ?Os Porcos?. O gado comia em caixas onde as abelhas produziam mel e cera; e as caixas que não eram usadas para colocar a ração animal estavam amontoadas ao lado de residencias.
Grande parte do mel produzido em Anísio de Abreu era destinado para as exportações e comercialização em outros Estados. O município está localizado em um dos polos produtores mais atingido pela seca, segundo o Governo do Estado, que é o de São Raimundo Nonato, onde as exportações caíram 96,20%.
O apicultor Arizorlan Dias de Oliveira, que produzia mel na localidade Ponta da Serra, no município de Jurema, disse que os prejuízos na apicultura causados pela seca são grandes e que vão refletir no aumento do preço do mel, por exemplo, já que o produto está escasso no mercado. Ele falou que todas as suas estruturas de suporte à produção do mel foram desativadas e as caixas que estão na mata ficaram sem abelhas. Umas morreram de sede e fome e outras foram embora para em busca de água e alimentos.
?A seca acabou com tudo. A casa onde era extraído o mel está desativada. As máquinas que a gente utilizava estão paradas, sem serventia nenhuma. As caixas onde ficavam os apiários perderam todas as abelhas. A situação está complicada. A gente esperava que a atividade tivesse bastante crescimento, mas com a longa falta de chuvas, tivemos apenas prejuízos. Agora, é só esperar para ver o que vai acontecer?, falou Arizorlan.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.