Vírus H1N1: uma maratona em busca da imunização

Vírus H1N1: uma maratona em busca da imunização

Imunização contra o vírus H1N1 | Denison Duarte

Está sendo realizada 3ª etapa da vacinação contra a gripe A em todo o Brasil. Em Amarante, apesar da compreensão da população, forma-se diariamente uma verdadeira maratona em busca da imunização facilitando assim, o trabalho dos profissionais de saúde, diferentemente de outras campanhas que resultam em sobra demasiada de doses sem alcançar as metas.

Segundo a Coordenadora de Saúde, Vanessa Nunes, muitos ficam chateados porque, em função das restrições e das quantidades de doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao município, nem todos podem ser imunizados. A vacina está sendo enviada apenas em 50% da sua quantidade obrigando o município a fazer uma triagem da população que deverá tomar a dose.

As pessoas não precisam entrar em pânico pelo medo de não serem vacinadas; no entanto, não devem se dizer portadoras de doenças crônicas somente para serem vacinadas, isto está ocorrendo em nosso município tirando a oportunidade de quem realmente tem doença crônica, reforça a Coordenadora.

Alguns efeitos adversos estão ocorrendo pouco tempo depois de tomada a vacina. O que, segundo a Secretaria de Saúde, é normal e não deve existir nenhuma preocupação em relação aos sintomas e, em casos mais graves o hospital deverá ser procurado.

Esta 3ª etapa é específica para pessoas de 20 a 29 anos e encerrará no dia 23 de abril para, no dia seguinte, iniciar a 4 etapa que é específica para pessoas de 60 anos ou mais e que será finalizada no dia 07 de maio.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES