O Jóquei Clube de Amarante sediou ontem à noite o ?VI Festival da Cultura Afro-brasileira?. Um evento que reuniu grandes talentos da coreografia negra de Amarante. A riqueza nos trajes deu um toque especial à noite. Um corpo de jurados avaliou a simpatia, a postura e a apresentação dos candidatos que souberam criar momentos de intensa expectativa à platéia. A frase na ficha de inscrição (alusiva ao dia da consciência negra) foi também considerada e somou pontos durante as apresentações dos candidatos.
A partir das 21h15min a abertura se deu com apresentações de Amarante e de São Francisco do Maranhão, além do Grupo de Cultura e Cidadania de Palmeirais que levou ao palco o verdadeiro talento da dança afro na mais completa sincronia de passos. Em seguida o Mimbó com sua simpatia negra trouxe para o palco a dança Afro e o hip hop, perfazendo uma sequência de apresentações alusivas à comemoração do dia da consciência negra. A sensualidade e o ritmo afro foram considerados pontos importantes na decisão dos jurados que elegeram o Mister Negro 2009 e a Miss Negra 2009. A presença de Valdemar Santos enalteceu a noite do VI Festival. Valdemar é Coreógrafo da companhia Equilíbrio de Dança (Teresina) e Coordenador da Escola Municipal de Dança (Teresina).
?Em âmbito nacional está acontecendo uma política de discussões sobre a valorização do negro e isso é importante, pois o negro, em todos os seus aspectos, era escravizado e hoje um evento como este é um passo importantíssimo para a conscientização desses valores?, afirma o Coreógrafo.
Uma oficina de dança preparada por Valdemar levou 12 dançarinas ao palco onde a coreografia descreveu a passos harmônicos o poema de Castro Alves ?Navio Negreiro?. A ocasião foi uma simples demonstração de um dos maiores talentos afro que Amarante possui.
O VI festival foi a culminância de um projeto iniciado no dia 20 de novembro com a escolha da Musa do Mimbó e vem alargando dimensão e performance a cada ano pela atuação do grupo Raízes Negras de Amarante sob a coordenação e organização de Sâmia Alves, idealizadora do festival. O grupo contou ainda com o apoio da Aconva ? Associação de Condutores de Visitantes de Amarante, Secretaria de Cultura sob a gestão de Luis Silva (L. Silva) e Conselho Municipal de Cultura.
FOTOS: Dra. Betty e Denison Duarte
CONFIRA:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.