A cidade de Amarante amanheceu com a Alvorada ao som da banda Nova Euterpe e muitos fogos de artifício, era o início das comemorações do dia 1º de maio na III Caminhada da Integração Social, solenidade alusiva ao dia do trabalhador. Às 07h00min a população do município e autoridades políticas já se concentravam na Praça Quincas Castro, ao lado da escadaria, em grande festa. O encerramento aconteceu às 12h00min no Ginásio Poliesportivo Municipal.
Durante o percurso nas ruas e avenidas da cidade, mais de 1000 senhas foram distribuídas para sorteio de 200 brindes. Enquanto isso, todos mantinham a expectativa em torno das palestras e das homenagens aos mais diversos profissionais.
Ao todo 03 quilômetros foram percorridos e, segundo a educadora física, Gertrudes Drummond, aproximadamente 400 calorias foram eliminadas pelos integrantes. ?O povo precisa acordar para entender que a caminhada é o começo para uma vida saudável.?
O nosso propósito é homenagear o trabalhador com sorteio de brindes e discussão de temas que fazem parte do dia a dia de cada cidadão. As palestras tiveram temas sobre drogas e violência. Um dos pontos muito importantes foi trazermos o tema da campanha da fraternidade ?A fraternidade e a vida no planeta? para discussão de valores e princípios morais e sobre questões que afligem a família, disse Professor Demir, secretário municipal de Assistência Social.
Luiz Neto, prefeito municipal, no uso de sua fala, focou a importância da homenagem ao trabalhador considerando inoportunas as críticas da oposição: ?Eles perguntam: para que dar presentes ao trabalhador se tem outras coisas para fazer no município??. Encerrando, Luiz Neto, afirma que as referidas homenagens ao trabalhador farão parte dos 04 anos de seu mandato, considerando que é o mínimo que sua gestão pode fazer para homenageá-los.
Num gesto solidário, a caminhada recebeu o apoio do Ballet Social Amarantino - formado por crianças de 05 a 12 anos, do Pró-jovem Adolescente, dos atletas da ABRAC, Associação Brasileira de Capoeira - núcleo de Amarante, dos idosos assistidos pela Assistência Social ? integrantes do Clube da Melhor Idade, e dos membros do Ponto de Cultura de Amarante.
Sob o apoio da Prefeitura Municipal, a promoção do evento foi da Secretaria Municipal de Assistência Social, sob a gestão do Professor Demir e sob a Coordenação Social de Dra. Betty com o suporte direto dos demais secretários da atual administração municipal.
FOTOS DA CAMINHADA
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.