A população de Amarante contará brevemente com os serviços especializados do CAPS I ? Centro de Atenção Psicossocial. Com a implantação da Unidade os usuários contarão com uma atenção diária, através de atendimentos clínicos específicos de psiquiatria. Pessoas com transtornos mentais terão um atendimento adquado e, consequentemente, uma promoção à reintegração social.
Dentre outros fatores, a rede e a política de saúde mental serão estrategicamente articulados no âmbito local. Segundo Osira Vilarinho, secretária municipal de saúde, o projeto de implantação do CAPS no município visa também uma melhor adequação dos indivíduos no âmbito familiar e comunitário considerando que o programa visa acompanhá-los num processo que se faz fundamental no restabelecimento ou no acompanhamento de suas necessidades.
O CAPS funcionará no antigo prédio da Secretaria Municipal de Saúde, próximo ao Bairro Balão. A sede, cuja reforma começou em março com o ex-secretário Dr. Agenor Lira, está pronta para o início das atividades. A conclusão dos procedimentos está sob a coordenação da atual secretária que reforça: ?Tão logo teremos o nosso CAPS em pleno funcionamento.?
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.