Por Elisete Sousa dos Santos (Dra. Betty)
CAVALO PIANCÓ - Dança folclórica do Piauí, criada pelos ribeirinhos que pra se distrairem durante a noite imitavam o trote de um cavalo manco, feito em dupla seguindo o comando do refrão.
É original do município de Amarante (PI). Os negros da beira do rio Canindé, para afugentar o sono nas noites de luar, costumam dançar imitando o trote de um cavalo manco. Cavalheiros e damas, aos pares, formam um círculo e vão trotando alegremente, ora bem compassado, batendo firme no chão, com o pé esquerdo, ora apressado, sempre trocando os pares. Ela nasceu às margens do rio Canindé, em Amarante, onde os agricultores costumavam plantar para aproveitar a terra fértil. Os passos repetem o trote desajeitado de um cavalo manco.
Os moradores mais antigos contam que a dança do cavalo piancó nasceu às margens do rio Canindé, em Amarante. E na orla do rio que os agricultores costumavam plantar para aproveitar as terras férteis. E para evitar que os animais comessem a plantação era preciso ficar vigiando as plantações: de dia e de noite.
Era uma maneira divertida de espantar o sono que acabou incorporada ao folclore amarantino. São 12 casais que vão trocando de par a noite toda. Eles pulam com uma perna só, correm e fazem um sapateado marcante.
Em Amarante essa dança é sempre ou mais demonstrada por adolescentes e adultos e a demanda, sobretudo de eventos e turista é também pela dança mirim e para atender todos os segmentos que Dra. Betty projetou e organizou um grupo infantil para apresentações municipais intitulado ?Cavalo Piancó Mirim? sob a Coordenação de Socorro Vilarinho e no dia 17 do corrente fizeram sua primeira apresentação em Angical em comemoração ao aniversario da cidade, onde foram bastante aplaudido e bem acolhidos.
A cultura forma sábios; a educação, homens.[Louis Bonald]
{albCodigo=3437}
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.