Os profissionais da Saúde e da Educação estiveram reunidos hoje pela manhã na Academia de Letras do Médio Parnaíba de Amarante para discutirem sobre os riscos e principalmente sobre os cuidados preventivos da gripe suína (H1N1).
A prevenção já está acontecendo em todos os níveis da saúde e da educação no município. Mesmo considerando que a região do Médio Parnaíba não possui nenhuma suspeita da gripe, a situação é de cautela e atenção segundo o Secretário Municipal de Saúde, responsável pela Atenção Básica de Amarante.
Ficou determinado que a partir de hoje, 19, todas as escolas do município e do estado receberão o álcool gel para assepsia dos alunos e funcionários em geral sob orientações das Diretoras e Professoras das unidades escolares. Discutiu-se os possíveis riscos do compartilhamento de alimentos e de objetos de uso pessoal evitando a disseminação e/ou a eliminação do vírus no ambiente escolar.
A partir de Amanhã, no terminal rodoviário de Amarante, donos de bares e funcionários em geral estarão aptos a informar aos passageiros que chegam e que saem da cidade sobre os cuidados preventivos da gripe A. No hospital municipal uma enfermaria está preparada com profissionais habilitados para receber todo e qualquer paciente com gripe cujos sintomas sejam suspeitos. A observação está sendo iniciada com os pacientes já internados com uma atenção mais focada nas gestantes por manifestarem uma sensibilidade maior ao vírus.
Segundo Dr. Agenor Lira, a população de Amarante está informada quanto aos riscos de contágio do H1N1. Palestras do PSF acontecem diariamente na sala de reuniões da Secretaria de Saúde tratando do assunto com cautela, além das emissoras de rádio locais e da TV que a todo instante tratam muito bem o assunto.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.