O Programa ?Saúde na Feira?, neste sábado (23-11), alcançou um número impressionante de atendimentos. Foram mais de mil pessoas que procuraram o stand onde a equipe da Secretaria Municipal de Saúde atendia a todos, notadamente nos exames de glicemia e pressão arterial. Os exames dão um resultado da situação do interessado que, se comprovado um baixo ou alto teor de glicemia ou pressão arterial diferenciada, serão encaminhados para uma orientação médica.
Depois do diagnóstico médico e comprovada a doença, os interessados serão cadastrados na Secretaria de Saúde e passarão a receber gratuitamente os medicamentos pertinentes. Muitos que procuram a realização dos exames não sabem que possuem pressão arterial não compatível ou que são diabéticos. Além disso, a equipe procura mostrar como conviver com a doença, notadamente a diabetes, em seus variados tipos, que precisa de prática de exercício físicos, por exemplo: caminhadas.
Durante a passagem dos alunos e professores da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, em Amarante, coincidentemente no mesmo sábado, a professora Maria Antonia, desta escola de Teresina, aproveitou e realizou a aferição de sua pressão arterial que, inclusive, estava elevada. Ela elogiou o programa Saúde na Feira e disse que o mesmo devia ser um exemplo a ser seguido por outros municípios. ?O que está sendo realizado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Amarante é algo muito importante. Se os outros municípios piauienses seguissem esse exemplo seria melhor para o governo acompanhar a saúde pública. Em Teresina, Capital do estado, devia ter esse tipo de programa para atender aos mais necessitados?, concluiu Maria Antonia.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.