Professores realizam pesquisa em Amarante

Professores realizam pesquisa em Amarante

PROFESSORES ESTUDAM AMARANTE | FOTOSVIRGÍLIO QUEIROZ

Professores da rede estadual de ensino do Piauí, pertencentes à Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, estiveram em Amarante e acharam importante às potencialidades turísticas do município. A equipe fez visita à fábrica da ?Cachaça Lira? e ao Centro Cultural Professor ?Odilon Nunes?, onde foi recebida pela funcionária do museu, Sônia Setúbal Cunha e Silva. Além do Centro, outros locais de visitação foram atrativos para os visitantes. A feira popular, o conjunto arquitetônico, o encontro das águas (Rio Parnaíba e Rio Canindé) e a visita ao médico Francisco Almeida (Dr. Tatá) que, prazerosamente, falou sobre a obra e a vida de Da Costa e Silva.

Outro ponto visitado foi a comunidade Mimbó. Lá a professora Idelzuíta Rabelo da Paixão, falou sobre o surgimento do quilombo, as dificuldades e as conquistas ao longo do tempo. Mencionou os anos difíceis quando as crianças não tinham um local onde estudar. Falou dos esforços dos professores Cinéas Santos e Virgílio Queiroz para a implantação de uma escola na comunidade. O grupo que visitou Amarante faz parte do Projeto ?Estude e Pesquise o Piauí? ? uma ideia que surgiu na Unidade Escolar Monsenhor Melo, tendo à frente as professores: Virgílio Queiroz, Mirlane Ramos, Kátia, Francisca Veloso, Humberto Vaz da Costa e José Roberto. A visita da equipe pesquisadora recebeu o apoio da Prefeitura de Amarante tendo, inclusive, o vice-prefeito, Clemilton Queiroz, visitado a Monsenhor Melo em Teresina ? onde apoiou a iniciativa, colocando-se à disposição do grupo.

Satisfeitos, os professores prometeram novas visitas ao município, inclusive a data de 23-11 está agendada. Nesta oportunidade, estudantes irão participar ao lado dos professores. Convém salientar que 23 de novembro é a data de nascimento do poeta Antonio Francisco Da Costa e Silva.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES