Professores participam de programação festiva em Amarante

Professores participam de programação festiva em Amarante

PREFEITO E VICE RECEBEM ALUNOS E PROFESSORES | BLOGAMARANTE

Alunos e professores da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, pertencente à rede estadual de ensino, estiveram em Amarante, neste sábado (23-11), aniversário de nascimento do Príncipe dos Poetas Piauienses, Antônio Francisco da Costa e Silva. A viagem contou com o apoio da Secretaria Estadual de Educação que atendeu à solicitação da escola no Projeto Estude e Pesquise o Piauí.

O grupo foi recepcionado pelo prefeito Luiz Neto e o vice Clemilton Queiroz. A equipe dirigiu-se à residência do prefeito onde se encontravam, além deste, o seu vice e autoridades do município. Aos visitantes foi servido um café de boas vindas. Após a recepção, os professores e alunos foram à feira pública e aos museus: ?Divino Espírito Santo? e ?Relíquias de Amarante?. O primeiro de propriedade do professor Marcelino Barroso Leal e o segundo de Ronaldo Moura. Todos ficaram encantados com o que viram.

O grupo é formado por alunos do 7º Ano da disciplina Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Virgílio Queiroz. A viagem faz parte de atividade escolar, notadamente da aplicação da Literatura Piauiense, requisito utilizado pela escola para atender ao dispositivo constitucional da obrigatoriedade do estudo da Literatura Piauiense em escolas públicas estaduais. O professor Virgílio disse que antes de obrigação é um prazer estudar os nossos autores, pois eles apresentam qualidades iguais e até superiores aos autores de outros estados.

Antes da vinda do grupo de pesquisa, professores da escola estiveram em Amarante e traçaram roteiros a serem utilizados. O vice-prefeito, Clemilton Queiroz, esteve visitando a Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, em Teresina, onde conversou com o corpo docente sobre a sua cidade, apontando os pontos turísticos e a importância de sua história e dos seus grandes vultos na literatura e política. Clemilton foi o grande impulsionador para essa viagem. Depois de sua exposição os professores sentiram-se mais confiantes no projeto.

A Escola Monsenhor Raimundo Nonato Melo se fez presente no Centro de Convivência do Idoso e apresentou um recital poético homenageando o ilustre filho de Amarante, Antônio Francisco Da Costa e Silva, na data do seu aniversário natalício. Da Costa e Silva nasceu em 23 de novembro de 1885. O grupo aproveitou o ensejo para agradecer ao prefeito e ao vice pela estada no município e ao Raullim Ferreira que auxiliou o grupo no que foi possível, inclusive sendo guia em todo o percurso.

Professores e alunos retornaram satisfeitos para Teresina. Antes da partida, a diretora Kátia usou a palavra em frente da estátua de Da Costa e Silva e disse que levava a melhor impressão de Amarante, pois em todos os cantos da cidade se respirava cultura. A professora Maria Antonia enalteceu o poeta Da Costa e Silva e se disse emocionada em conhecer uma Terra tão bonita, cheia de gente inteligente.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES