A nobreza da cultura e da literatura do Médio Parnaíba deu as boas-vindas aos empossados da Academia de Letras do Médio Parnaíba na manhã de hoje (17). Realizada no Auditório do Memorial Odilon Nunes, a solenidade foi marcada exclusivamente pela emoção dos eleitos e dos familiares. Euzeni Dantas, Raimundo Neto Carvalho e Nathan Sousa, tomaram posse e hoje passaram a ocupar as cadeiras 33, 10 e 02, respectivamente; todos eleitos em dezembro de 2010.
Um evento marcado pela inspiração e pela grandeza cultural dos pensadores, poetas e escritores, todos fiéis representantes da literatura piauiense. Estiveram presentes Neto Sambaíba, presidente da Academia de Letras do Médio Parnaíba; Virgílio Queiroz, vice-presidente; Herculano de Morais, secretário executivo; Raimunda Celestina, professora e acadêmica; JJ Pereira, acadêmico; José Bruno dos Santos, acadêmico e presidente da Academia de Belas Artes, de Floriano; entre outros.
Homenageada pelo acadêmico Virgílio Queiroz, Euzeni Dantas teve o seu discurso focado na satisfação e no reconhecimento que teve com a indicação conferida. ?Agradeço a Deus pelo reconhecimento da Academia, onde prestei serviços por longos anos. Estou feliz e muito alegre!?, disse Euzeni, em entrevista ao portal Meio Norte, em Amarante. Ela tem mais de 30 artigos publicados, a maioria sobre Amarante; é psicopedagoga; especialista em história; professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); entre outras habilidades.
Auditor Fiscal e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Raimundo Neto Carvalho não conteve as lágrimas ao referir-se ao apoio recebido da família em suas vitórias e nos momentos de tribulação. ?Como todas as conquistas que obtive, esta é mais uma realização marcante em minha vida. É, na verdade, fruto de um trabalho sério que venho exercendo e conduzindo frente à UFPI, e isso me deixa lisonjeado!?
?Todo homem tem direito a escolher o seu destino, desde que o destino escolhido não seja obrigado a aceitá-lo?, frase dita pelo acadêmico empossado Nathan Sousa. Natural do município de São Gonçalo do Piauí, o recém-empossado disse que ?o mais importante para o artista é ser reconhecido pelo seu próprio público, o que está acima do Prêmio Nobel de Literatura?. Na academia, o escritor, poeta e também publicitário é o primeiro representante do seu município. O artista literário conta atualmente com publicações de poemas e livros como ?O percurso das horas? e ?Poesias de engenho?, em poesia e prosa.
CLIQUE AQUI PARA CURTIR A PÁGINA DESTE BLOG NO FACEBOOK E RECEBER AS INFORMAÇÕES DO PORTAL MEIO NORTE, EM AMARANTE, NO SEU PERFIL.
SOLENIDADE DE POSSE DOS NOVOS ACADÊMICOS, NO ESPAÇO CULTURAL ODILON NUNES
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.