O médico do plantão de hoje (15), no Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante, em Amarante(PI), iniciou suas atividades do dia após às 09h30, quando deveria ter iniciado às 07h. A informação chegou ao portal Meio Norte, em Amarante, sob forma de denúncia em razão do grande número de pacientes à espera do plantonista.
A denunciante, que não quis ser identificada, será tratada por I. J.. Ela afirmou que presenciou um garoto com asma necessitar de inalação em virtude de dificuldades respiratórias. Segundo I. J., a mãe do garoto, que reside em Amarante, chegou cedo ao hospital em busca do atendimento. ?A técnica em Enfermagem não quis fazer o procedimento por receio de uma reação adversa?, afirma a denunciante.
Em entrevista concedida, o médico, Dr. José Willis, explica que sua filha teve problemas de saúde, em São Luís(MA), de onde estava chegando. ?Sempre venho de Teresina(PI), mas, este final de semana, precisei ir a São Luís (MA) por problemas de saúde da minha filha, portanto, vim o mais rápido que pude e não tive como chegar mais cedo!?
Em contato com a diretora do hospital, Dra. Valdeci Barros, o blog foi informado que o grande número de pacientes estva em busca de procedimentos básicos de Saúde, o que não compete ao hospital, que é voltado à urgência e à emergência.
?O médico é um ser humano e tem também seus problemas. Essa criança com asma, deveria ser atendida pelo município, que é quem trabalha com atenção básica, o que não justifica a demora do médico. Dos plantonistas não posso aceitar atrasos, afastamento durante o plantão e nem as saídas com antecipação no fim do plantão. Qualquer falta de ética médica, eles serão responsabilizados pelas intercorrências que surgirem. Agora eu deixo uma pergunta: se o Programa de Saúde da Família (PSF) funcionasse realmente, esses usuários buscariam os serviços do hospital??
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.