A onda de violência, tráfico e consumo de drogas em Amarante é algo assustador. A sociedade está angustiada e temerosa com a possibilidade de novos atos criminosos. Além de bancos arrombados, agências dos correios e pessoas assaltadas, as escolas são também um alvo do banditismo que está rolando solto na cidade. Drogas são consumidas a céu aberto e nada existe que possa coibir essa pratica.
Para se ter uma ideia da ação de vandalismo e impunidade em Amarante, a Unidade Polivalente foi furtada em aproximadamente quatro mil reais. A maior parte do produto do furto foram peças de bicicletas do Programa ?Pedala Piauí?. Programa este destinado aos alunos que moram mais distantes da unidade escolar. Por causa dessa ação criminosa muitos estudantes ficaram prejudicados na obtenção do transporte que iria suavizar o deslocamento de sua comunidade à sala de aula.
Por causa desse desprezo com a segurança do município, estudantes e professores da rede pública (municipal e estadual) saíram às ruas em uma grande passeata que recebeu os aplausos da população. Foi uma grande caminhada pelo centro da cidade, com uma parada importante em frente à delegacia, onde oradores pediram um maior policiamento para a segurança de Amarante. Nessa caminhada pacífica com alunos e professores portando faixas e cartazes, nota-se que a população espera ansiosa por uma medida urgente do governo do Estado que, até o presente momento, não se posicionou sobre o problema.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.