Confira logo abaixo, entrevista com o prefeito Luiz Neto sobre o impasse entre os horticultores e a administração pública municipal:
? Luíz Neto, como se deu esse impasse entre a prefeitura e os horticultores depois da concessão dos lotes para construção da casa própria?
- Com democracia e transparência, fizemos a concessão desses lotes onde serão construídas as 600 casas através da unificação do projeto de habitação do município com o programa do governo federal ?Minha casa e minha vida? que brevemente estaremos trazendo para Amarante. São 36 hectares onde apenas 01 é utilizado com plantio de hortas. Não iremos mexer nas hortas e quero que os horticultores fiquem tranquilos em relação a isso. Agora os outros hectares serão distribuídos para quem realmente precisa. Enquanto quiserem permanecer por lá não haverá problemas, podem ficar à vontade produzindo suas hortaliças;
? E porque a associação dos horticultores está vendo o projeto como um motivo de impasse com a administração pública?
- Denison Duarte, não se trata de uma iniciativa da associação. São gritos políticos. Algumas pessoas inconformadas por saberem que o projeto vai dar certo e ficam criando esse mal-estar. Não iremos dar ouvidos a isso, agora o que não podemos é permitir que a associação seja manobrada a pensar que o terreno não é do município. O terreno é nosso, está documentado e o projeto irá acontecer!
? O que diz o Plano Diretor concernente ao desenvolvimento do município de Amarante?
- O plano diz que a única opção de desenvolvimento do município é exatamente para onde ele irá crescer e não tem outra alternativa, até porque Amarante, de um lado, só tem rios, do outro, só tem chapadas, mas se há uma meia dúzia que não quer o crescimento de nosso município não posso fazer nada; por outro lado, vale ressaltar que essa meia dúzia de políticos tem casa própria e nós iremos trabalhar pelos que não têm; e isso incomoda a eles;
? Você já esteve com os associados para conversarem sobre o assunto?
- Não. Até hoje, nunca vieram me chamar para conversar sobre o problema, embora eu tenha me colocado à disposição para isso. Só tenho visto brigas e intrigas. Deixo claro ainda que se quiserem ampliar a horta, através da Secretaria de Agricultura, iremos elaborar projetos de expansão da área cultivada, mas em outro lugar, pois aquele espaço está destinado ao projeto de habitação do município.
? No momento, o que a prefeitura proporia aos horticultores para amenizar esse impasse?
- Quero assegurar aos horticultores que não iremos tirar as hortas, pelo contrário, iremos cercar a área produtiva para garantir a proteção da produção.
? Na área existe algum beneficiamento feito pela associação além das hortas?
- Não. Um poço que eles têm pertence à prefeitura, um transformador de energia foi cedido para eles sob forma de empréstimo. Na época da criação do projeto as hortas iriam produzir em 05 hectares e parece que não deu certo, pois de toda a área apenas 01 hectare está sendo utilizada e o nosso projeto não será barrado. Dentro de algum tempo, teremos 600 famílias beneficiadas em Amarante.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.