Aconteceu, nos últimos dois dias, em Amarante um curso de licenciamento ambiental que visa a regularização das atividades que devem ser licenciadas no município. Voltado aos funcionários da Prefeitura Municipal, o curso aborda desde conhecimentos básicos em legislação ambiental até a relação da Secretaria de Meio Ambiente e Recurso Hídricos, na sua forma de atuação, com as outras secretarias.
O curso visou também a instrumentalização dos funcionários através de atividades práticas promovendo a consciência de como deverá ocorrer o processo de licenciamento para manter o monitoramento no processo de poluição que constantemente degrada o meio ambiente brasileiro. ?Amarante, por ser uma cidade de pequeno porte é importante trabalhar a prevenção deste processo de degradação ambiental? , afirma Dra. Francisca Santos, Engenheira Agrimensora e especialista em meio ambiente que se surpreendeu com a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Amarante na realização do curso.
Whygson Lima considerou o curso como mais uma etapa da reestruturação do meio ambiente e relatou a dificuldade na emissão do licenciamento que somente é obtido pela SEMAR - Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, em Teresina, considerando, portanto, o empenho e a força de vontade do prefeito Luiz Neto em trazer esse mecanismo para Amarante.
?Hoje o que você imaginar, tem que em primeiro plano pensar no meio ambiente? - Whygson Lima.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.