Os assentamentos do Incra no município de Amarante estiveram em reunião hoje, pela manhã, na sede do STR, com a Protaf, empresa contratada pelo INCRA para prestar serviços de assistência técnica aos assentamentos da região de Amarante, Angical, Passagem Franca e Jardim do Mulato.
O objetivo é beneficiar nesses municípios 365 famílias assentadas pela reforma agrária com a realização de oficinas de planejamento dando sequencia às atividades do contrato iniciadas desde a criação dos assentamentos.
Durante a reunião de hoje, discutiu-se as potencialidades e os problemas relativos à assistência que os mesmos enfrentam. Foram apresentadas também propostas de resolutividade com base nas referidas situações.
Uma reforma agrária mais eficiente necessita de uma assistência técnica também reformada e eficiente, pois o ideal seria um acompanhamento adequado no ato da aquisição da terra para uma produção de qualidade e, ao mesmo tempo, uma renda satisfatória, disse Edi Ferreira, analista de reforma do movimento agrário.
A assistência técnica não é a salvação da lavoura, mas ajuda a salvar, por levar aos assentamentos o desenvolvimento ambiental, econômico e social, através da geração de renda com aumento de produção local, afirma Adriana Araújo, assistente social do Incra em entrevista concedida ao portal Meio Norte.
ADRIANA ARAÚJO E EDI FERREIRA
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.