Foi inaugurada hoje (02), pela manhã, a Agência Transfusional de Amarante. Será, na verdade, um banco de sangue para a população do município e cidades circunvizinhas que irá atuar sob a administração do Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante. Trata-se de uma parceria da instituição com o Hemopi para eventuais necessidades como: transfusões de sangue para portadores de anemia falciforme, reservas para cirurgias, pacientes em situação de urgência e emergência e também para quem apresentar baixa taxa de hemoglobina.
A solenidade contou com a presença da gerente da HemoRede, Evoneide Gomes; da diretora do Hospital de Amarante, Valdeci Barros; da coordenadora da Agência Transfusional, Luciana Noleto; da assistente social do Hemopi, Hortência Soares; da coordenadora de enfermagem, Fátima Noleto; da diretora do Hospital Municipal de Regeneração, Clarissa Silva; do diretor administrativo do HRA, Whygson Lima; da presidente do STR, Ângela Maria; da coordenadora do CAPS, Osira Patricia; da presidente do Sindicato dos ACS, Rita de Cássia; da assistente social do HRA; Lana Silva, do médico, Jairo Prado; dentre outros.
?Não podemos deixar de reconhecer a importante participação de quem muito colaborou para esta conquista.? Ao fazer este pronunciamento, Evoneide Gomes referiu-se ao ex-diretor do hospital, Tiago Nogueira; à ex-secretária de Saúde, Osira Patrícia; e também à ?bravura? da atual diretora do Hospital, Valdeci Barros. ?Somente sabe a importância da abertura de uma Agência Transfusional aquele que realmente necessita do sangue?, conclui.
Hortência Soares citou a importância do banco de sangue exemplificando que na inexistência da Agência Transfusional, a necessidade de uma transfusão imediata poderia levar a óbito durante o percurso, o paciente que necessitasse ser transferido para Floriano ou Teresina. Emocionada com mais essa conquista, ela encerra dizendo: Tudo isso é gratificante para todos nós, a agilidade pode salvar vidas!
Após fazer um comparativo de 30 anos atrás até os dias atuais, o médico Jairo Prado relata os bons tempos da instituição e os tempos de crise e conclui dizendo: o hospital de Amarante hoje tem uma ?cara nova? e passa a ter resolutividade.
Valdeci Barros, sorridente afirma: este é um momento ímpar na vida de todos os amarantinos e dos que residem em municípios circunvizinhos. ?Se tivermos uma equipe integrada que tenha vontade que as coisas aconteçam, elas acontecem?, encerra a diretora fazendo alusão ao empenho e a dedicação de todos os envolvidos na conquista.
Foi um grande desafio. Na época, estávamos em crise no hospital. Sentimo-nos desmotivados para alavancar esse projeto em razão das dificuldades. O diretor na época, Tiago Nogueira, se esforçou e contribuiu grandemente para o nosso treinamento. O empenho da Dra. Valdeci foi fundamental para concretizarmos esse objetivo, disse Luciana Noleto.
SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA AGÊNCIA
{albCodigo=3614}
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.