III Festival de Capoeira Pedagógica da ABRAC. Confira as fotos!

III Festival de Capoeira Pedagógica da ABRAC. Confira as fotos!

III Festival de Capoeira Pedagógica | Denison Duarte

A ABRAC, núcleo de Amarante, realizou ontem o III Festival Pedagógico de Capoeira. O encontro dos atletas se deu no Ginásio Poliesportivo Municipal, a partir das 16h30min, sob a coordenação de Augusta Ernesta, Juciano Paz e Marta Indiana. Dezenas de capoeiristas de outros municípios piauienses estiveram presentes para o batismo, para apresentação das técnicas e dos movimentos acrobáticos. De São Paulo (SP), para Amarante, Mestre Mantega enalteceu o evento com novidades e novas técnicas para a categoria no Piauí.

De forma similar aos anos anteriores, o evento apresentou a arte como instrumento de valorização da educação, da escola e da família no processo de formação do capoeirista. Em contrapartida, disse Augusta, hoje ela se coloca distante do pensamento tradicional de que é útil para malandragem e assume plenamente um papel pedagógico.

Ao todo foram 06 meses de preparação para o III Festival. A coordenação já aponta novidades para 2012, a exemplo da música presente na arte com o uso de violões, forma diferenciada de lazer para os integrantes da arte.

Vale ressaltar que, dentre os municípios que se candidatam anualmente, Amarante tem o privilégio de sediar esses festivais por melhor corresponder às expectativas da ABRAC.

Este ano o festival está bem melhor, pois conta com um número muito maior de integrantes e isso define a importância e a valorização da arte em Amarante e no Piauí; isso é bom para a ABRAC, para mim, para vocês e para o trabalho que juntos fazemos, diz Mestre Mantega.

?A capoeira é sempre modificada! A cada dia os negros criavam estratégias de defesa e hoje queremos que ela faça parte dos jogos olímpicos e, no entanto, precisa inovar constantemente?, completa.

Compareceram ao festival: Benícias Alves, secretária municipal de finanças; Dra. Betty, coordenadora de Assistência Social; os vereadores José Orlando e Paulo Nésio, L. Silva, secretário municipal de cultura; e Valderez Ribeiro, secretária municipal de Assistência Social.

CAPOEIRA PIAUIENSE EM EVIDÊNCIA

{albCodigo=3383}



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES