Ontem, 11, foi um dia marcante na história da capoeira amarantina no I Festival da ABRAC, Associação Brasileira de Capoeira, onde grandes nomes da categoria estiveram reunidos no Ginásio Poliesportivo Municipal para o batizado dos novos futuros profissionais.
Inicialmente, por volta das 18h00min, uma demonstração das habilidades dos profissionais mostrou a razão que os tornaram reconhecidos como ícones da capoeira no Brasil. Cléber Flores (Mestre Mantega), de São José do Rio Preto (SP), caracterizou a capoeira amarantina como contemporânea e muito evoluída, capaz de trazer o crescimento didático através de festivais pedagógicos e de provar que é possível resgatar os jovens do mundo das drogas e das ruas.
Em seguida os novos alunos apresentaram as habilidades adquiridas com os primeiros treinamentos em capoeira praticados na ABRAC, núcleo de Amarante, e passaram a integrar o grupo dos mais novos capoeiristas de Amarante.
Espero que as pessoas deem mais importância à capoeira, que é parte integrante de uma cultura e que deve ser valorizada como instrumento de resgate e educação, reforça.
Participaram do Festival o prefeito Luiz Neto, José Paulo - Secretário de Administração, Luís Silva - Secretário de Cultura, Fátima Freitas - Secretária Municipal de Esporte e Lazer e Eva Abreu - Secretária Municipal de Assistência Social.
O evento, organizado pelo PELC, Programa de Educação e Lazer da Cidade e pelos professores de Capoeira da ABRAC (Núcleo de Amarante), contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Amarante, das Secretarias Municipais de Esporte, Cultura e Assistência Social.
CONFIRA:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.