Fotos do majestoso Rio Parnaíba - Parte 2

Fotos do majestoso Rio Parnaíba - Parte 2

Morro da Arara | Denison Duarte

...num momento formidável, Raimundo Luís Cutrim, Heliane Costa e eu, Denison Duarte, realizamos um percurso de aproximadamente 30 km nas águas do Rio Parnaíba e resolvemos compartilhar com você, internauta, algumas cenas encantadoras. Venha para a mais atraente sensação de bem estar num ambiente paradisíaco. Você que, assim como nós, é fascinado pelos encantos que o nosso rio proporciona, sinta-se conosco nesta viagem.

Uma das maiores fontes inspiradoras do amarantino, Da Costa e Silva, o caudaloso Rio Parnaíba, incita desejos, sonhos, alentos, delírios e encantos.

Piauí, terra querida,

Filha do sol do equador,

Pertencem-te a nossa vida,

Nosso sonho, nosso amor!

As águas do Parnaíba,

Rio abaixo, rio arriba,

Espalhem pelo sertão

E levem pelas quebradas,

Pelas várzeas e chapadas,

Teu canto de exaltação

Trecho do Hino do Piauí (Letra: Antonio Francisco Da Costa e Silva/ Música: Firmina Sobreira Cardoso)

Confira a seção de fotos que fizemos e um pouco da história do nosso velho Monge, Rio Parnaíba.

O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras, numa altitude da ordem de 700 metros, da confluência principalmente de três cursos d"água: o Água Quente na divisa do Piauí com o Maranhão, o Curriola e o Lontra no Piauí.

Percorrendo cerca de 1.850 km até sua desembocadura no Oceano Atlântico, ao longo de todo o seu curso serve de divisa entre os Estados do Piauí e do Maranhão. Compreende três cursos: o Alto Parnaíba, o Médio Parnaíba e o Baixo Parnaíba. Na altura da cidade piauiense de Guadalupe, no Médio Parnaíba, forma a barragem de Boa Esperança, que impulsiona a Usina de mesmo nome, geradora de energia integrante do sistema CHESF.

Tem declividade acentuada, de suas nascente até o município de Santa Filomena, sofrendo a partir daí uma redução gradativa, chegando, nos últimos quilômetros do seu percurso, a uma declividade de menos de 25cm/km. No leito do Parnaíba corre, a cada ano, 20 bilhões de metros cúbicos de água, enquanto a precipitação pluviométrica média, ao longo das regiões que o rio percorre, está em torno de 1.500 mm/ano.

O Vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas, e ainda, a metade da água de subsolo do Nordeste, avaliadas em dez bilhões de metros cúbicos ao ano. Os afluentes mais importantes estão no estado do Piauí: Gurguéia,Uruçuí-Preto, Canindé, Poti e Longá. No Maranhão o afluente mais importante é o Rio Balsas.

Antes de penetrar no Oceano Atlântico, o Parnaíba forma um amplo e recortado delta - o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão e beleza natural (os outros são o do rio Nilo, no Egito, e o do rio Mekong, no sudeste asiático). O Delta do Parnaíba é um importante ponto turístico, atraindo gente de todo o mundo interessado no turismo ecológico. Informações e passeios no Delta do rio Parnaíba.

A bacia do rio Parnaíba é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro, abrangendo quase totalmente o estado do Piauí, parte do Maranhão e uma pequena área do Ceará, totalizando 344.112 km².

O Rio Parnaíba é o principal da região.

Apesar de o bioma predominante na bacia ser a Caatinga, esta é uma região de transição entre a Caatinga, a Floresta Tropical e a vegetação litorânea.

O maior adensamento urbano da região é a capital piauiense de Teresina. Toda a região é caracterizada por índices críticos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de esgotos. A escassez hídrica é historicamente apontada como causa do atraso econômico e social da região.

Compõe junto com a bacia do Paraná e a do Amazonas, as três maiores bacias sedimentares brasileiras.

MAIS FOTOS ABAIXO:



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES