Festejos do Divino Espírito Santo: centenas de fiéis acompanham a procissão luminosa

Festejos do Divino Espírito Santo: centenas de fiéis acompanham a procissão luminosa

Procissão luminosa | Foto: Denison Duarte

Num verdadeiro culto ao Espírito Santo, a população católica de Amarante busca, a cada ano, dar maior relevância às festividades do Divino Espírito Santo. Num ritual de mais de 100 anos de tradição, todos saíram de casa em casa nas noites dos dias 20, 21 e 22, fazendo da procissão um verdadeiro momento de oração e fé, tradição esta que se faz uma das práticas mais difundidas do catolicismo popular por festejar a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

A primeira Noite, dia 20, dedicada aos bairros Areias e Vila Nova, teve sua abertura na residência de D. Socorro Santos. Marcelino Leal, organizador dos festejos, fez os agradecimentos aos colaboradores e pediu as bênçãos do Altíssimo para a condução das festividades. Centenas de pessoas estiveram presentes e, por unanimidade, confirmaram previamente o sucesso das festas deste ano. O encerramento se deu na Vila Nova, na casa de D. Olinda Santos por volta das 22h15min.

A 2ª noite se deu com a procissão luminosa saindo da residência de D. Olinda no bairro Vila Nova, a partir das 19h00 e encerrando na residência de D. Mary Vieira, por volta das 22h00min. Logo após, às 22h30, os moradores dos bairros de Amarante receberam a tão esperada serenata na voz do Professor Melquíades e do Tenor piauiense, James Brito, reconhecido profissionalmente em diversos países, dentre eles Holanda, Itália e Estados Unidos. A serenata passou pelas principais ruas de Amarante fazendo nostálgico cada momento da noite dando forte expressão às festividades do Divino. As comemorações vêm se perpetuando ao longo dos tempos unindo gerações fortalecendo a tradição das festividades do Divino Espírito Santo.

Na terceira noite, saindo da residência de D. Mary Vieira às 19h00, a Procissão Luminosa prosseguiu pelas residências do Centro da cidade encerrando na casa de D. Nazinha. Às 22h00, um momento marcante, foi o encontro da Procissão Luminosa com a procissão do Divino da comunidade Periperi. A ocasião se dá anualmente e representa o encontro das forças das festividades dando relevância à maior festa tradicional da história de Amarante.

CONFIRA AS FOTOS



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES