Fertirrigação: O “milagre” da alta produção

Fertirrigação: O “milagre” da alta produção

Amarante teve uma participacao bastante atuante no II Winotec em Fortaleza (CE) através do Técnico Agrícola, José Augusto (Cabeça) onde foram emplacadas novas ideias e sugestoes sendo possível inserir mais um artigo no informe online do inovagri de julho/2008, com fotos do encontro e o artigo sobre fertirrigacao.

CONFIRA AS FOTOS E EM SEGUIDA O ARTIGO

FERTIRRIGAÇÃO: O "MILAGRE" DA ALTA PRODUÇÃO

O Brasil continua mostrando sua vocação para a fruticultura, principalmente com a expansão de tecnologia nas regiões do Nordeste do País. Cidades, como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), hoje centros de um pólo formado por mais de seis municípios, se constituem em verdadeiros "paraísos" de desenvolvimento do Semi-árido brasileiro.

O exemplo destas regiões só contribuiu para o surgimento de outros pólos que também passaram a investir "pesado" em tecnologia. Na região do Sudeste, por exemplo, mais exatamente no Noroeste Paulista isto já é uma realidade e bastante lucrativa. É lá, que se concentra a maior produção de citros do País. Atualmente, a citricultura no Estado é a segunda maior atividade rural representada em alguns municípios até como base total da economia, de acordo com os dados do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura). Segundo informações do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), cerca de 850 mil toneladas de frutas saíram do País em 2007, número que cresceu 5% em relação a 2006 e que fez o setor frutífero alcançar o recorde nas exportações.

Mas, qual é a tecnologia usada para alcançar tantas conquistas? "A gente não vê. É debaixo da terra que há quilômetros de tubulações e encanamentos. Eles são ligados a emissores, chamados microaspersores ou gotejadores, que distribuem água somente na zona radicular da cultura. Deles, simultaneamente a água e os adubos químicos chegam ao solo na quantidade necessária para cada planta. É a chamada fertirrigação".

A fertirrigação é simplesmente efetuada pela adição de pequenas quantidades de fertilizantes durante todo o período de crescimento e manutenção da cultura, diminuindo a lavagem dos fertilizantes além da zona radicular, comum na adubação convencional, mantendo níveis ideais de nutrientes no solo que dissolvido em água é facilmente absorvido pelas plantas. Além da alta produtividade, a cultura fertirrigada tem a vantagem de produzir durante o ano todo. Isto permite uma oferta de frutas de forma mais homogênea durante o ano, reduzindo a necessidade do armazenamento do fruto para a entressafra, os custos da adoção de fertilizantes, equipamentos e mão-de-obra.

Doses Homeopáticas

A utilização de água como veículo para aplicar fertilizantes nas culturas é relativamente antiga. Há centenas de anos, o lançamento de esterco animal em canais de irrigação já era praticado. Devido ao desenvolvimento das técnicas, associado às vantagens como economia de mão-de-obra e energia, possibilidade de aplicar fertilizantes em qualquer fase do ciclo da cultura e maior eficiência na aplicação, a indução de fertilizantes via água de irrigação tornou-se uma prática comum em países onde a agricultura irrigada é mais desenvolvida.

No Brasil, o ganho de produção em decorrência do uso da fertirrigação já vem sendo observado. Na busca por uma maior eficiência e precisão têm aumentado o uso da automação em sistemas de fertirrigação. Para isto, são utilizadas válvulas solenóides ou acionadas hidraulicamente, que são abertas e fechadas automaticamente através de comandos previamente estabelecidos em microprocessadores e temporizadores (controladores de irrigação), flexibilizando as freqüências, horários e durações das aplicações de água e fertilizantes, otimizando o sistema de acordo com as necessidades específicas de cada caso.

Resultad



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES