Divida de assentados: linha de reestruturação produtiva do Pronaf pode ser a solução

Divida de assentados: linha de reestruturação produtiva do Pronaf pode ser a solução

Crise nos assentamentos | Denison Duarte

Uma linha de reestruturação produtiva do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi criada pelo governo federal para recuperar a capacidade de pagamento da agricultura familiar financiando as dívidas do setor. A oportunidade anima aos assentados de Amarante que buscam uma forma de superação das dificuldades contraídas pela crise que os acompanha.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, anunciou na tarde do último dia 26, em reunião, a criação de uma linha de crédito especial. A realidade de vários municípios brasileiros, a exemplo de Amarante, é que ao longo dos anos, muitos assentados não conseguiram liquidar os débitos contraídos junto às instituições credoras como o BNB e Crédito Fundiário.

De acordo com a proposta do governo, o agricultor pode resolver sua situação acessando até R$ 20 mil, com juros de 2% ao ano e sete anos para pagar. Ao mesmo tempo ele também tem garantido o seguro agrícola e está protegido da variação de preços pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). "O objetivo é garantir que o agricultor possa pagar dívidas antigas, fique adimplente e acesse novas linhas de crédito do Plano Safra 2011/2012", resumiu o ministro.

O assunto será alvo de discussão na audiência pública que acontecerá na Câmara de Vereadores em Amarante, possivelmente em novembro. O evento reunirá os assentados do município que juntos com o Crédito Fundiário, PCPR, BNB, INCRA, entre outros, colocarão em pauta a dificuldade dos assentamentos e a preocupação do governo federal em relação ao assunto. A expectativa é que sejam apontados indícios de solução para as dificuldades dos devedores do setor.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES