A população de Amarante assistiu ao Desfile Cívico de 07 de setembro organizado pela Secretaria Municipal de Educação, que se propôs a apresentar uma solenidade de natureza eminentemente estudantil em alusão à independência do Brasil.
Este ano, os objetivos específicos do evento provocaram reflexões sobre: conceito de pátria, sentimento de patriotismo, valorização das escolas como participantes da grandeza da pátria, o despertar do civismo e o senso crítico dos alunos, além de objetivar o resgate dos valores culturais da região.
Os mais variados temas alusivos à independência do Brasil foram apresentados pelas escolas da rede municipal de ensino, dentre eles: a escravidão ontem e hoje, a evolução da política, a evolução da mulher contemporânea, a evolução da mídia na escola, os três poderes, a educação na atualidade e, também, O grito da Independência e o Auto de Ipiranga.
A Maçonaria, sob fortes aplausos, também desfilou na Avenida. A participação da entidade vem, ao longo dos anos, ganhando a simpatia do público amarantino.
A execução dos Hinos Nacional, da Independência e de Amarante foi feita pela banda Nova Euterpe, do município.
Em seguida, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Amarante.
O prefeito Luiz Neto esteve na mesa de honra, acompanhado da esposa Aneli Alves, além dos assessores da atual administração municipal.
As escolas da rede estadual de ensino não desfilaram na Avenida Desembargador Amaral, local do evento. ?Este ano, o que nos impediu de desfilar foi o atraso no calendário escolar, além da falta de recursos financeiros?, disse Maria Edvânia, diretora do Polivalente.
DESFILE CÍVICO DE 07 DE SETEMBRO (PARTE 01)
width="600" height="450" />
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.