Está concluído o curso de doces e salgados promovido pela Prefeitura Municipal de Amarante, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A culminância se deu na última sexta-feira, 13, no CCI, Centro de Convivência dos Idosos. Ao todo, 30 alunas tiveram 200 horas distribuídas em 50 dias.
O município teve como parceiros a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo e também a FUNATEC, Fundação de Apoio Tecnológico. Segundo a coordenadora, Augusta Ernesta, o recurso para realização do curso foi oriundo do FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador.
O principal objetivo é prover suporte profissional às integrantes, possibilitando a aquisição e/ou melhoramento de renda extra a exemplo da aluna Maria José que diz: ?foi excelente! Hoje já atendo a vários pedidos por encomendas. Já trabalhava no ramo, mas o curso me deu segurança e uma certeza de que é possível fazer sucesso e melhorar a minha renda.
Foi uma experiência muito boa. Em festinhas, eu mesma faço todos os preparos de doces e salgados. Aprendi bastante e hoje estou numa expectativa de melhoria de vida profissional. Posso dizer que um curso desse vale a pena, disse a aluna Teresinha Silva.
Foram 200 horas de muito proveito. Se compararmos o antes e o depois do curso, verificamos que mudou bastante o nível de conhecimento; foram mudanças significativas e que muito contribuirão para a vida profissional de cada participante, afirma Janiêres Veloso, instrutora do curso.
Tendo aplicado 100 horas de teoria e prática de alimentação como instrutora do curso, Gertrudes Drummond, apesar do conhecimento que detém sobre o assunto, afirma que foi uma experiência que fez a diferença na sua vida profissional. Todos os procedimentos foram supervisionados pela nutricionista Bárbara Sampaio. A instrutora, que também ensinou as mais diversas técnicas de higenização, ganhou a simpatia e o respeito das participantes com domínio da arte culinária e diz estar maravilhada com o resultado demonstrado na culminância do curso.
A gerente de qualificação da Secretaria de Trabalho do Estado, Francis Carvalho, nomeou de excelente participação das integrantes do curso e destacou o interesse delas pela teoria e pela prática, o que significa, segundo ela, um passo muito importante para o início de uma vida profissional.
As pesquisas apontam que o Brasil tem empregos e faltam pessoas qualificadas, mas com iniciativas como esta pretendemos mudar esses resultados. A melhor forma é através da qualificação e da capacitação que munirá essas pessoas e as deixarão prontas para as concorrências no mercado de trabalho, afirma o diretor de qualificação da Secretaria de Trabalho do Estado, Adilson Ferreira Costa.
FOTOS LOGO ABAIXO:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.